Alagoas
Luiz Felipe, ex-aluno da Escola Alternativa, participa da Literativa com obra que inspira estudantes
Livro escrito por Mônica Nunes, mãe de Luiz Felipe, transforma sua trajetória em uma história de inclusão, superação e inspiração
A literatura, a inclusão e o incentivo à leitura serão protagonistas da Literativa 2026, promovida pela Escola Alternativa de Arapiraca. Entre os convidados especiais está o ex-aluno Luiz Felipe Alves Pereira, autor, ao lado de sua mãe, a jornalista Mônica Nunes, da obra A Fórmula Secreta – Série Aventuras de Felipe, que será uma das referências do projeto literário deste ano.
Luiz Felipe, que foi aluno da instituição e é uma pessoa com deficiência, participa da programação que busca aproximar os estudantes do universo da literatura e mostrar como histórias reais podem se transformar em inspiração para novas gerações.
Para Mônica Nunes, retornar à escola onde o filho estudou — e onde também estudaram suas filhas — tem um significado especial.
> “É uma alegria voltar onde ele estudou, onde minhas filhas também estudaram, e receber esse reconhecimento e esse carinho”, destacou Mônica.
A parte literária da Literativa 2026 acontece no dia 6 de outubro, no auditório do Planetário. Já a programação artística será realizada no dia 8 de novembro, às 16h, no Teatro do Sesi. Nesta etapa, Luiz Felipe fará a comercialização dos livros, enquanto a obra será apresentada e trabalhada pelos alunos do 9º ano.
Ao escolher A Fórmula Secreta como uma das referências do projeto, a Escola Alternativa reforça a proposta de incentivar a leitura e a inclusão, valorizar a literatura e apresentar aos alunos histórias que também falam sobre desafios, superação e possibilidades.
Para Luiz Felipe, voltar à escola que fez parte de sua formação e compartilhar sua história com os estudantes representa também uma oportunidade de mostrar que a literatura pode nascer de experiências vividas e alcançar outras pessoas.
De Alagoas para Brasília
A trajetória de A Fórmula Secreta ganhará, na sequência, um novo capítulo. A obra será relançada em Brasília, a convite da Fenapestalozzi, durante o Congresso das Associações Pestalozzi, em um evento que marca os 100 anos da instituição.
O lançamento acontecerá no dia 12 de novembro, em Brasília, em um momento histórico para o movimento Pestalozzi, que reúne representantes e participantes de todo o país em uma programação especial pelo centenário da Federação Nacional das Associações Pestalozzi.
O convite para apresentar o livro durante o congresso amplia a trajetória de A Fórmula Secreta, que deixa o ambiente escolar e ganha espaço em um evento de dimensão nacional.
Escrita por Mônica Nunes, a obra apresenta a história de Luiz Felipe e transforma sua trajetória em literatura, levando ao público uma narrativa que dialoga com temas como inclusão, superação e educação, além de mostrar as possibilidades que surgem quando uma história é compartilhada.
A presença de Luiz Felipe no Congresso das Pestalozzis ganha ainda um significado especial por sua ligação com a educação. Formado em Pedagogia, ele leva para Brasília não apenas a experiência de quem viveu a história retratada no livro, mas também o olhar de quem escolheu a educação como parte de sua própria trajetória.
De Arapiraca para Brasília, A Fórmula Secreta segue ampliando seu caminho e mostrando que uma história pessoal pode se transformar em literatura, representatividade e inspiração para muitas outras pessoas.
Mais lidas
-
1A CONTA NÃO FECHA
Pastor em Delmiro, salário em Maceió: folha aponta jornada de 40 horas a 290 km de distância na prefeitura de JHC/Cunha
-
2POLÍTICA
Lista dos deputados federais eleitos no Rio de Janeiro (RJ)
-
3RODOVIAS
Obras da ponte entre Penedo (AL) e Neópolis (SE) avançam e ultrapassam 60% de execução
-
4POLÍTICA
Memes não se tornam votos: Menina da Bota, Caneta Azul e Inês Brasil têm pouco mais de 20 mil e não se elegem
-
5SEGURANÇA PÚBLICA
Homem apontado como integrante de 'Equipe Caos' do CV no Morro do Fubá morre em confronto com PMs