Alagoas

Escolas alagoanas têm até segunda-feira para se inscreverem na Olimpíada Nacional de Ciências

Procedimento dever ser feito pelo site; provas da primeira fase acontecem de 27 a 29 deste mês

18/08/2026
Escolas alagoanas têm até segunda-feira para se inscreverem na Olimpíada Nacional de Ciências
Escolas alagoanas têm até segunda-feira para se inscreverem na Olimpíada Nacional de Ciências

Escolas públicas e particulares de Alagoas têm até a próxima segunda-feira (24) para efetuar a inscrição na edição 2026 da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC). O procedimento deve ser realizado no site https://www.onciencias.org/. As provas da primeira fase acontecem nos dias 27, 28 e 29 deste mês. Já a segunda fase está prevista nos dias 17 e 18 de setembro.

Os estudantes inscritos serão distribuídos em seis níveis:

Nível Junior - 3º, 4º e 5º anos do ensino fundamental;
Nível A - 6º e 7º ano do ensino fundamental;
Nível B - 8º e 9º ano do ensino fundamental;
Nível C - 1ª série do ensino médio;
Nível D - 2ª série do ensino médio;
Nível E - 3ª série do ensino médio e 4ª série do ensino técnico.

Tanto na primeira quanto na segunda fases os alunos responderão a questões de Astronomia, Biologia, Física, História e Química.

Alagoas na ONC em 2025

Dezenove mil seiscentos e noventa e um estudantes alagoanos de 212 escolas públicas e particulares participaram da ONC 2025. O estado teve 393 premiados, dos quais 177 conquistaram medalhas – 51 ouros, 65 pratas e 61 bronzes – e 216 Menções Honrosas.