Alagoas
Artista de União dos Palmares, Virgínia Tavares é finalista do Vozes 2026
Cantora, compositora e instrumentista mistura MPB, rock e ritmos nordestinos e disputa votação popular aberta até domingo (16)
A música produzida no interior de Alagoas ganha espaço em mais uma vitrine cultural. Natural de União dos Palmares, a cantora, compositora e instrumentista Virgínia Tavares está entre os finalistas do Vozes 2026, levando para a disputa um trabalho autoral que mistura referências da Música Popular Brasileira, do rock e das tradicionais sonoridades nordestinas.
Com mais de cinco anos de atuação na cena independente, Virgínia construiu uma identidade musical marcada pelo encontro entre diferentes estilos. Xote, coco e baião aparecem ao lado de elementos do rock e da MPB, numa proposta que procura preservar as raízes regionais sem abrir mão de uma linguagem contemporânea.
Entre os trabalhos lançados pela artista estão “Filantrópica”, de 2024, e “Me Convence”, apresentado ao público em 2025.
Mais recentemente, Virgínia desenvolveu o projeto “Cuidado com o Mundo”, que reuniu canção, espetáculo e videoclipe. A iniciativa foi contemplada pela Lei Aldir Blanc em União dos Palmares, ampliando a circulação de sua produção artística.
Dos Palmares para os palcos alagoanos
A trajetória da cantora também inclui apresentações em importantes eventos culturais do Estado. Virgínia participou da 11ª Bienal de Alagoas, no Teatro Gustavo Leite, em Maceió, além de integrar, em 2026, o show “À Deriva”, apresentado no Theatro Homerinho.
Agora, a artista trabalha na consolidação de um conceito que batizou de “Roquixote”.
A proposta é justamente explorar o diálogo entre a sonoridade do rock e as raízes musicais do Nordeste, criando uma identidade própria a partir de influências que, à primeira vista, poderiam ocupar universos distintos.
Para o Vozes 2026, Virgínia propõe uma apresentação em formato de trio, reunindo músicas autorais e releituras da música brasileira. A formação combina voz, violão ou guitarra e percussões nordestinas.
Votação popular segue até domingo
Além das etapas previstas pelo projeto, os finalistas participam de uma votação popular pelas redes sociais.
A votação permanece aberta até as 22 horas do próximo domingo, 16 de agosto.
Para participar, o público deve acessar a publicação da artista no perfil oficial do Vozes e curtir o post de Virgínia Tavares. O número de curtidas obtidas por cada concorrente será contabilizado na votação popular.
Quem quiser conhecer mais sobre o trabalho da artista palmarina também pode acompanhar o perfil @avirginiatavares, no Instagram.
A classificação de Virgínia entre os finalistas coloca novamente União dos Palmares e a produção musical alagoana em evidência, desta vez através de uma artista que aposta no encontro entre guitarras, poesia, tradição popular e os ritmos que fazem parte da identidade cultural do Nordeste.
Mais lidas
-
1MILITAR
Submarino Humaitá começa primeiro deslocamento internacional apesar das tensões diplomáticas entre Argentina e Brasil
-
2ARQUEOLOGIA
Estátua de 2,4 mil anos é encontrada sob pavimento romano na Turquia
-
3POLÍTICA
Cooperação técnico-militar histórica: Rússia reforça laços com a Marinha do Brasil no Rio
-
4ECONOMIA | AGRONEGÓCIO
Rafael Tenório anuncia novo investimento em Palmeira dos Índios e aposta no potencial do agro da região
-
5RESPONSABILIDADE FISCAL
18 prefeituras estouram teto da folha; Rio Largo e Palmeira são as maiores cidades da lista