Alagoas

PM intensifica combate à perturbação do sossego durante o Carnaval na Região Metropolitana

No domingo de Carnaval, Polícia Militar de Alagoas atendeu 241 ocorrências de perturbação do sossego em municípios da Região Metropolitana de Maceió.

Fernanda Alves/Ascom PM-AL 16/02/2026
PM intensifica combate à perturbação do sossego durante o Carnaval na Região Metropolitana
Polícia Militar de Alagoas atua em ocorrências de perturbação do sossego durante o Carnaval. - Foto: Ascom PM

O Carnaval é sinônimo de folia, mas o respeito ao próximo deve prevalecer durante os festejos. Pensando nisso, a Polícia Militar de Alagoas (PM-AL), responsável pela preservação da ordem pública, registrou no domingo (15) um total de 241 atendimentos relacionados à perturbação do trabalho ou do sossego alheio na área do Comando de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM).

“Sabemos que, nesse período, há uma demanda muito grande relacionada à perturbação, causada por pessoas que não respeitam o direito de outras de realizarem seus eventos em residências ou clubes sem afetar o vizinho”, avaliou o comandante do CPRM, tenente-coronel Hiraque Agnnes.

Ao todo, foram 360 chamadas registradas pelo número de emergência 190. Destas, 241 tiveram atendimento direto das guarnições da PM-AL, que adotaram procedimentos como orientações, lavratura de Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e outras medidas cabíveis.

É importante ressaltar que há ocorrências duplicadas, situações em que o fato não foi constatado e outros casos semelhantes. Todos os registros referem-se aos municípios sob responsabilidade do CPRM: Maceió, Rio Largo, Marechal Deodoro, Pilar, Satuba, Barra de Santo Antônio, Paripueira, Santa Luzia do Norte, Barra de São Miguel e Coqueiro Seco.

De acordo com o decreto-lei nº 3.688, em seu Artigo 42, a perturbação do trabalho ou do sossego alheios é considerada contravenção penal. A legislação prevê como infrações a gritaria, algazarra, o exercício de profissão ruidosa em desacordo com a lei, além do abuso de instrumentos sonoros ou sinais acústicos.

Diante do aumento das demandas no período carnavalesco, o CPRM intensificou o planejamento operacional. “Desde o início do Carnaval, estamos desenvolvendo estratégias para atender ao maior número possível de ocorrências de perturbação do sossego. Em conjunto com o Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), sob a condução do tenente-coronel Glemerson, operacionalizamos ações para garantir que as pessoas sejam devidamente atendidas”, destacou o comandante.

Para o oficial superior, o resultado reflete o empenho da PM e a confiança da sociedade no serviço prestado. “Durante o domingo, registramos uma demanda muito grande de ocorrências. Foram 360 chamadas ao longo do dia, e a Polícia Militar conseguiu atender quase 70% delas. Esse resultado demonstra o empenho da tropa e evidencia a necessidade de a população acionar o 190 ou utilizar o aplicativo 190 Online, para que as ocorrências sejam devidamente registradas e atendidas”, finalizou.