Alagoas

Semu realiza a primeira etapa do Percurso Formativo Territorial em Delmiro

Capacitação integra a política Alagoas Lilás e reúne profissionais de sete municípios do sertão alagoano

Camilla Cahet 23/01/2026
Semu realiza a primeira etapa do Percurso Formativo Territorial em Delmiro
Equipe da Semu realiza capacitação do Percurso Formativo Territorial em Delmiro Gouveia. - Foto: Ascom Semu

A Secretaria de Estado das Mulheres de Alagoas (Semu) deu início, nesta quarta-feira (22), à primeira etapa do Percurso Formativo Territorial, realizado em Delmiro Gouveia, no sertão de Alagoas. A iniciativa segue até quinta-feira (23) e faz parte do calendário de ações da política Alagoas Lilás.

Na abertura do evento, a secretária de Estado das Mulheres, Marília Albuquerque, ressaltou a importância de levar a capacitação para o interior do estado. “Estamos muito felizes com a política de proteção às mulheres desenvolvida em Delmiro. Esse Percurso visa oferecer todo o apoio necessário ao fortalecimento da rede que a região precisa”, afirmou.

Além de Delmiro Gouveia, esta etapa da formação contempla profissionais dos municípios de Água Branca, Inhapi, Mata Grande, Olho d’Água do Casado, Pariconha e Piranhas.

A programação reúne profissionais e representantes de diferentes serviços da rede de proteção, que atuam diretamente no atendimento e na garantia de direitos das mulheres. A proposta é promover qualificação técnica, alinhamento institucional e construção coletiva, aprimorando os fluxos de atendimento e fortalecendo a atuação integrada em todo o estado.

A política Alagoas Lilás é uma iniciativa pioneira do Governo de Alagoas, em parceria com o Instituto Natura. Para Beatriz Accioly, líder de Políticas Públicas do Instituto Natura, o Percurso estimula uma importante troca de experiências. “A iniciativa possibilita qualificação e articulação de toda a rede que atende mulheres em situação de violência. Vamos percorrer 17 polos, abrangendo os 102 municípios alagoanos”, destacou.

Durante os dois dias de formação, são abordados temas como o enfrentamento à violência de gênero, o mapeamento dos serviços iniciais e o aprimoramento da resposta institucional no município.

Diferente de ações pontuais, o Alagoas Lilás atua como uma política pública estruturante, organizando e fortalecendo a rede de proteção. O objetivo é garantir apoio técnico, formação e articulação para que os municípios ofereçam um atendimento mais eficiente, humanizado e integrado às mulheres. A meta é assegurar que os serviços dialoguem entre si, que os fluxos de atendimento funcionem na prática e que nenhuma mulher fique sem acolhimento por falta de orientação, encaminhamento ou estrutura adequada no território.