Alagoas

TJAL planeja parceria com IMA para recuperar e arborizar áreas do Judiciário

Área pertencente à usina fotovoltaica, em Delmiro Gouveia, deve receber espécies da Caatinga; assunto foi discutido em reunião nesta terça-feira (16)

Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL 16/12/2025
TJAL planeja parceria com IMA para recuperar e arborizar áreas do Judiciário
TJAL planeja parceria com IMA para recuperar e arborizar áreas do Judiciário - Foto: Reprodução / internet

O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) estuda parceria com o Instituto do Meio Ambiente (IMA) para reflorestar área que faz parte da usina fotovoltaica do Judiciário, em Delmiro Gouveia. O objetivo é cumprir o plano de descarbonização instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio da resolução 594/2024.

A área tem cerca de sete mil metros quadrados e deverá receber espécies da Caatinga, como mororó, craibeira, entre outras. O trabalho do IMA para arborizar e recuperar áreas degradadas integra o projeto "Alagoas Mais Verde".

"Temos esse projeto desde 2015 e já atingimos a marca de 1,7 milhão de mudas plantadas em todo o estado de Alagoas. A parceria com as instituições é importante para a gente ampliar nossas ações", afirmou o gerente de Educação Ambiental do IMA, Ykson Teotônio.

Após oficialização da parceria, equipe do IMA deve visitar a área da usina. A previsão é que os trabalhos comecem em fevereiro do ano que vem.

De acordo com a diretora-adjunta do Núcleo Socioambiental do TJAL, Eliane Machado, o tribunal também estuda a arborização de fóruns no interior. Ela reforçou ainda que a descarbonização do TJAL é uma prioridade estratégica.

"Ao utilizarmos mudas nativas em nosso reflorestamento, garantimos não só a compensação de carbono, mas também a preservação da biodiversidade regional. Assim, viabilizamos uma ação de sustentabilidade com alta precisão e impacto mensurável, reforçando o papel do tribunal em construir um futuro mais saudável e responsável para Alagoas".


Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL