Alagoas

Dia Nacional da Economia Solidária celebra impacto social e fortalecimento de empreendimentos em Alagoas

Estado acompanha 74 empreendimentos solidários em 20 municípios, beneficiando mais de 7 mil pessoas e fortalecendo o protagonismo feminino.

Livia Leão / Ascom Sedics 15/12/2025
Dia Nacional da Economia Solidária celebra impacto social e fortalecimento de empreendimentos em Alagoas
Empreendimentos solidários em Alagoas promovem inclusão social e desenvolvimento sustentável. - Foto: Anderson Gomes

No dia 15 de dezembro é celebrado o Dia Nacional da Economia Solidária, e Alagoas destaca-se pelo fortalecimento de um modelo de desenvolvimento que gera trabalho, renda e inclusão social em todo o estado. Por meio das ações de fomento e acompanhamento da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), via Secretaria Executiva do Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária, a economia solidária tem transformado realidades e impulsionado o protagonismo coletivo.

Atualmente, 74 empreendimentos solidários são acompanhados em 20 municípios alagoanos, impactando diretamente 7.296 pessoas. Desse total, 4.216 são mulheres, evidenciando o protagonismo feminino na construção de iniciativas econômicas mais justas, colaborativas e sustentáveis. A política também alcança 464 jovens, ampliando oportunidades e perspectivas para as novas gerações.

Os empreendimentos atuam em diferentes segmentos, como agricultura familiar, alimentação, artesanato e reciclagem, promovendo inclusão produtiva, fortalecimento das economias locais e desenvolvimento territorial sustentável.

Neste ano, Alagoas sediou a IV Conferência Estadual de Economia Solidária, realizada nos dias 27 e 28 de maio, em Maceió, com o tema “Economia Popular e Solidária como Política Pública: Construindo territórios democráticos por meio do trabalho associativo e da cooperação”. O evento reuniu delegados eleitos nas etapas territoriais, representantes da sociedade civil, empreendimentos solidários, gestores públicos e especialistas para debater propostas que aprimorem as políticas públicas voltadas ao setor, consolidando um espaço plural de diálogo e construção coletiva.

Ações para o fortalecimento em Alagoas

Como parte do fortalecimento da política pública no estado, Alagoas realizou a IV Conferência Estadual de Economia Solidária, nos dias 27 e 28 de maio, em Maceió. O evento reuniu representantes de empreendimentos solidários, gestores públicos e sociedade civil para debater propostas voltadas ao fortalecimento da economia popular e solidária, consolidando um espaço democrático de diálogo e construção coletiva.

O protagonismo alagoano também ganhou destaque no cenário nacional. Os 16 delegados eleitos na Conferência Estadual representaram o estado na 4ª Conferência Nacional de Economia Popular e Solidária, em Brasília, onde apresentaram as propostas e políticas públicas debatidas em Alagoas, contribuindo diretamente para a formulação de diretrizes nacionais e destacando a adesão do estado a uma economia mais justa, solidária e inclusiva.

Para o secretário executivo do Cooperativismo, Benedito Júnior, a economia solidária é uma ferramenta estratégica de transformação social. “Estamos falando de uma política pública que valoriza o trabalho coletivo, gera renda e fortalece a autonomia das comunidades. A economia solidária coloca as pessoas no centro do desenvolvimento e mostra que é possível crescer de forma justa, participativa e sustentável”, destacou.