Alagoas

Alagoas encerra 1ª Copa Rainha Marta Nordeste com melhor jogadora e artilharia

Seleção alagoana conquista título inédito, brilha com Ana Lays e Jéssica Alagoana e confirma protagonismo no futebol feminino regional

Leonardo Leão / Ascom Selaj 10/11/2025
Alagoas encerra 1ª Copa Rainha Marta Nordeste com melhor jogadora e artilharia
Em campo, as alagoanas brilharam e venceram por 3 a 0 - Foto: Ailton Cruz

Considerada um marco para o futebol feminino regional, a 1ª edição da Copa Rainha Marta Nordeste chegou ao fim com uma final emocionante entre as seleções de Alagoas e Sergipe. Em campo, as alagoanas deram show e venceram por 3 a 0, mesmo jogando com uma atleta a menos desde o primeiro tempo.

Organizada pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj), em parceria com o Consórcio Nordeste, a Copa Rainha Marta Nordeste já se consolida como a maior competição de futebol feminino amador do Brasil. A primeira edição terminou com Alagoas campeã, Sergipe vice-campeã, Piauí em terceiro lugar e Ceará na quarta colocação.

Nos destaques individuais, a atacante Ana Lays, de 17 anos, da seleção alagoana, foi eleita a melhor jogadora do torneio. Além de abrir o placar na final, a atleta se destacou em todas as partidas da competição.

Nascida em Alagoas, Ana Lays atualmente defende o Grêmio-RS e já integrou a seleção brasileira sub-17. A jovem também disputou a edição estadual da Copa Rainha Marta, representando a União Desportiva Alagoana (UDA).

Na artilharia, o troféu ficou com Jéssica Alagoana, que balançou as redes quatro vezes em quatro jogos. O prêmio de melhor goleira foi para Cinthia, da seleção sergipana, que se destacou com grandes defesas ao longo do torneio.

O Troféu Jogo Limpo foi entregue à seleção de Sergipe, em reconhecimento ao espírito esportivo e à postura exemplar da equipe dentro e fora de campo durante toda a competição.

Reconhecimento

A secretária do Esporte, Lazer e Juventude de Alagoas, Lydia Pollyana, celebrou o sucesso da organização e destacou o desempenho das atletas alagoanas.

“Fico muito feliz e orgulhosa por todo o empenho de quem trabalhou na organização da competição e, principalmente, pelas nossas atletas, que fizeram um campeonato perfeito, sem derrotas, sem sofrer gols e coroado com o título. Para todas as jogadoras que participaram, deixo o reconhecimento: vocês têm um grande futuro pela frente e mostraram a força e o talento que o nosso Nordeste pode produzir”, afirmou a secretária.

Próxima edição

A próxima edição da Copa Rainha Marta Nordeste já tem sede definida: Aracaju (SE), estado das vice-campeãs da primeira edição. O torneio, que reúne seleções dos nove estados do Nordeste, retorna em 2026, prometendo novas emoções e ainda mais visibilidade para o futebol feminino da região.