Alagoas
Samu Alagoas capacita nova turma de profissionais em curso de Suporte Básico de Vida
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), por meio da Central de Maceió, concluiu na quinta-feira (5) mais uma edição do Curso de Suporte Básico de Vida em Atendimento Pré-Hospitalar (APH-Básico). Ao longo de três dias intensos, com aulas teóricas e práticas pela manhã e à tarde, técnicos de enfermagem e condutores socorristas dos municípios de Maceió, Coruripe, Rio Largo, Joaquim Gomes e São Luiz do Quitunde foram preparados para atuar com excelência nas urgências e emergências móveis.
Realizado no Núcleo de Educação Permanente (Nep) da Central de Maceió, no bairro do Farol, o curso contou com módulos que abordaram temas essenciais como cinemática do trauma, segurança da cena, via aérea, Reanimação Cardiorrespiratória (RCP), choque, hemorragias, biossegurança, trauma de tórax, abdômen e extremidades, além de noções de atendimento aeromédico — este último ministrado no hangar de Marechal Deodoro.
Os participantes também passaram por estações práticas com simulações realistas, incluindo imobilização, uso de torniquete, pranchamento, retirada de capacete e extricação com KED.
Segundo a coordenadora-geral do Samu Alagoas, enfermeira Beatriz Santana, a capacitação é fundamental para garantir respostas rápidas e seguras.

“Esse curso forma profissionais capazes de identificar, estabilizar e encaminhar adequadamente as vítimas, evitando complicações e salvando vidas. A eficiência e a eficácia no atendimento pré-hospitalar dependem diretamente da qualificação contínua dos nossos profissionais”, destacou.
O coordenador do Nep, médico Luiz Antonio Mansur Branco, reforçou a relevância do ensino atualizado. “Os conteúdos seguem diretrizes nacionais e protocolos vigentes. Os aprovados estarão habilitados para atuar em qualquer lugar do país. A educação permanente é o pilar do aprimoramento técnico e humano na saúde”, afirmou.
A técnica de enfermagem Maria Damires da Silva Lima, uma das participantes do curso, celebrou a oportunidade. “O curso foi excelente. Aprendemos técnicas que fazem toda a diferença no local da ocorrência. Saber agir corretamente nos primeiros minutos é crucial para evitar o agravamento do quadro clínico. Estou ansiosa para começar a atuar e colocar em prática tudo o que aprendi, com foco em salvar vidas”, disse.
Equipes preparadas
A coordenadora de enfermagem do Samu Maceió, Juliana Tenório, que ministrou a aula sobre Sistema de Saúde e Rede Hierarquizada de Assistência, explicou o papel estratégico do Samu dentro do SUS.
“Mostramos como o serviço se articula com a Portaria 2048 e demais normativas. Profissionalismo e resolutividade são exigidos diariamente, pois cada atendimento pode definir o destino de uma vida”, enfatizou.

O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, destacou a importância do curso de APH para novos profissionais que tiveram a oportunidade de atualizar os conhecimentos.
“Os profissionais do Samu dão exemplo de dedicação ao buscarem constante atualização. Capacitações como esta impactam diretamente na qualidade do atendimento e, consequentemente, no aumento em salvar vidas e sobrevida das vítimas”, concluiu.
Com a conclusão deste curso, Alagoas reforça sua rede de urgência e emergência, especialmente no interior, garantindo que mais municípios contem com equipes técnicas e humanamente preparadas para os desafios do atendimento móvel.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
4INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
5TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado