Alagoas

Literatura de cordel é destaque da Imprensa Oficial na Bienal do Livro de Alagoas

Bruno Soriano / Ascom Imprensa Oficial 06/11/2025
Literatura de cordel é destaque da Imprensa Oficial na Bienal do Livro de Alagoas
Poesia do escritor Cícero Manoel chamou a atenção no estande da Imprensa Oficial Graciliano Ramos - Foto: Bruno Soriano

A Imprensa Oficial Graciliano Ramos se destaca pelo fomento à produção literária local, contemplando, inclusive, artistas populares da capital e interior do estado. Um deles é Cícero Manoel, cordelista que nasceu em Garanhuns (PE), mas cresceu em Santana do Mundaú (AL), cidade onde reside atualmente. E nessa quarta-feira (05), o poeta foi destaque na programação do órgão na 11ª edição da Bienal Internacional do Livro de Alagoas.

 

É que Cícero lançou “Um cordel atrás do outro”, uma coletânea de poemas que exploram a rica temática tradicional do sertanejo nordestino, abordando o cotidiano, as crenças populares e os causos da região.



 

As saudosas lembranças da infância e juventude do poeta também estão presentes nas poesias inspiradas pela vida no Sertão alagoano. Dessa forma, além de celebrar a cultura de sua terra, o cordelista, em suas rimas, oferece ao leitor o jeito autêntico do nordestino e uma forma pessoal sobre a arte de versar.

 

“Comecei a escrever meus primeiros versos quando eu tinha 18 anos, sempre enaltecendo a cultura sertaneja. Cresci ajudando meus pais na roça, no Sítio Ilha Grande. Portanto, as vivências que tive na zona rural, contadas por minha avó, pelo povo matuto, têm influência direta nesse trabalho, que diz muito sobre mim e revela a fantasia do mundo interiorano”, conta Cícero.

 

Segundo o autor, o apoio da Imprensa Oficial foi decisivo para a concretização de mais uma obra de sua autoria – ele também já escreveu ‘Versos de um cordelista’; ‘Rimas do Mundaú’, que traz poemas e cordéis de poetas da região do Vale do Mundaú; ‘Caçuá de versos’; e ‘Zumbi: o menino que virou réi’.

 

“Só tenho a agradecer pelo incentivo que mantém viva e pulsante a literatura de cordel em Alagoas”, reforça o membro-fundador e ex-presidente da Academia Alagoana de Literatura de Cordel, que também conta com um estande no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió, onde acontece a Bienal.



 

O maior evento cultural e literário do estado segue até domingo (9), e a Imprensa Oficial Graciliano Ramos conta com uma programação repleta de atrações. Uma delas é o lançamento do livro Estudos do Oeste Alagoano, que acontece nesta sexta-feira (6), a partir das 18h, com as presenças dos autores Edvaldo Nascimento, Amaro Hélio da Silva e Josielda de Cristo Silva

 

Diretor-presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, Maurício Bugarim destaca o protagonismo do Governo de Alagoas em mais uma edição de Bienal.

 

“A Imprensa Oficial está presente com dezenas de lançamentos e rodas de conversa que reúnem pesquisadores e escritores consagrados. E a participação do poeta Cícero Manoel é mais uma demonstração do compromisso do governo Paulo Dantas com a cultura popular, contemplando, assim, diversos autores, para que todos tenham a oportunidade de serem vistos”, salienta Bugarim.

A programação completa da Imprensa Oficial na Bienal do Livro de Alagoas pode ser acessada no site www.imprensaoficial.al.gov.br.