Alagoas
Juceal apresenta evolução do ambiente de negócios para setor produtivo de Alagoas na Fiea
Encontro destaca avanços na desburocratização, crescimento de empresas ativas e novas etapas da Redesim para facilitar o empreendedorismo no estado
A Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) apresentou, na última quinta-feira (30), os avanços no ambiente de negócios do estado e o panorama atual do licenciamento empresarial durante reunião com o setor produtivo e dirigentes da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), realizada na Casa da Indústria, em Maceió. Segundo dados da autarquia, Alagoas conta hoje com 310.992 empresas ativas, refletindo a evolução no registro de novos negócios.
Durante o encontro, foram ressaltadas as melhorias na estrutura da Juceal e o projeto de aprimoramento do ambiente de licenciamento em Alagoas, cujo objetivo é tornar o cenário mais favorável ao empreendedorismo. A iniciativa integra uma nova fase da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), formalizada a partir da assinatura de contrato em 19 de setembro.
O presidente da Juceal, João Gabriel Costa Lins, conhecido como Joãozinho, destacou a importância do apoio às indústrias e ao setor produtivo, sobretudo no que diz respeito à desburocratização dos processos de alterações contratuais e licenciamentos mais complexos.

“Para conscientizar os municípios, realizamos o primeiro workshop reunindo cidades da Região Metropolitana. Estamos implementando a fase 2 da Redesim, com visitas técnicas, consultorias e execução das ações necessárias. Em breve, será divulgado um ranking, em parceria com a AMA, mostrando a posição de cada município. Para monitorar o progresso, criamos um comitê que conta com a participação do Sebrae”, explicou Joãozinho.
O diretor-técnico do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Alagoas (Sebrae/AL), Keylle Lima, elogiou o comprometimento da Juceal com a modernização do ambiente de negócios. “Acredito que superamos a etapa da burocracia na abertura de empresas. A Junta Comercial se tornou um facilitador para pequenos negócios, ampliando sua atuação. Os avanços não dependem apenas de recursos humanos, mas também das ferramentas já implementadas e da integração entre setores. Parabenizo por este novo momento que iniciamos juntos”, afirmou Keylle Lima.

O evento também incluiu uma palestra sobre tributação e seus impactos para empresários e pessoas físicas, ampliando o debate sobre os desafios e oportunidades do ambiente de negócios em Alagoas.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
3VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
4ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
5INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal