Alagoas
HUPAA qualifica profissionais sobre encaminhamentos de pacientes para endocrinologia
Projeto piloto pode ser adotado para outras especialidades futuramente
Maceió (AL) – O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, da Universidade Federal de Alagoas (HUPAA-Ufal), deu início, nesta terça-feira (07), ao Protocolo de Qualificação dos Encaminhamentos para Especialidades, com foco inicial na endocrinologia adulta. O objetivo da ação é orientar os profissionais da rede sobre o fluxo adequado de pacientes, com o intuito de promover maior resolutividade na assistência especializada do Sistema Único de Saúde (SUS). O HUPAA faz parte da rede de hospitais geridos Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
Composta por quatro encontros, a capacitação é destinada a médicos e enfermeiros da Atenção Primária à Saúde (APS), da regulação municipal (sistema Pronto!) e do Centro de Referência de Doenças Crônicas (CEDOHC) de Maceió. Nesta primeira etapa, serão abordadas as orientações do fluxo para a endocrinologia, com destaque para a padronização dos critérios de encaminhamento à especialidade, o retorno de pacientes ao nível de cuidado de origem, a utilização de formulários padronizados e a criação de um cronograma de reuniões.
A gerente de Atenção à Saúde do HUPAA, Elisângela Sousa, afirmou que a iniciativa vai fortalecer ainda mais a integração da Saúde do Município com o HUPAA, além de otimizar a oferta de vagas para o atendimento na média e alta complexidade. “É um passo importante para não deixarmos a Atenção Primária sem saber para onde e quando encaminhar os pacientes. Esta atividade está servindo como piloto para todas as outras especialidades do hospital, a fim de garantir a qualidade e a integralidade do cuidado do nosso usuário SUS”, avaliou.
Segundo a responsável técnica da Endocrinologia do HUPAA, Edoarda Vasco, sua especialidade possui a maior fila de espera vinculada à Clínica Médica, mesmo com o maior número de profissionais. “Nesse sentido, o reforço do protocolo é importante para estabelecermos um fluxo otimizado de referência e contrarreferência e alinharmos as dificuldades das duas pontas do cuidado para melhor funcionamento da proposta. Além disso, aproveitamos a oportunidade para orientar algumas questões de encaminhamento frequente de pacientes sem perfil de média e alta complexidade”, explicou.
Sobre a Ebserh
O HUPAA-Ufal faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado