Alagoas

Sesau promove capacitação sobre manejo adulto e infantil da tuberculose

Fabiano Di Pace e Carla Cleto / Ascom Sesau 22/09/2025
Sesau promove capacitação sobre manejo adulto e infantil da tuberculose
A tuberculose é uma doença infectocontagiosa, transmitida por via aérea, por meio da fala, tosse ou espirros - Foto: Carla Cleto / Ascom Sesau

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promove, nesta terça (23) e quarta-feira (24), capacitação sobre manejo adulto e infantil da tuberculose. O evento ocorre a partir das 8h, no auditório do Campus III do Centro Universitário Cesmac, em Maceió.

 

Além de profissionais médicos das áreas de infectologia, pneumologia, pediatria e clínica geral, a qualificação será voltada para profissionais de enfermagem e farmacologia. Durante o evento será tratado do manejo adulto e infantil da tuberculose, doença infecciosa que compromete, principalmente, os pulmões e cuja transmissão ocorre pelo Bacilo de Koch no ar.

 

A capacitação será ministrada pelas técnicas do Ministério da Saúde, enfermeira Liliana Romero e médica pediatra Rita Brito. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://doity.com.br/manejo-clínico-da-tuberculose-para-craincas-e-adolescentes-no-estado-alagoas.

 

A coordenadora do Programa Estadual de Controle da Tuberculose, Alda Rodrigues, explicou que a tuberculose pode ser transmitida de pessoa para pessoa, pelos atos de tossir, espirrar ou mesmo falar. “O diagnóstico precoce é importante para o tratamento e prevenção, pois corta o círculo de contágio da doença”, ressaltou.

 

Ela lembrou que o tratamento da tuberculose é garantido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e dura seis meses. “É imprescindível que o paciente faça o tratamento completo para assegurar a cura. Em casos de abandono do tratamento, o indivíduo pode desenvolver uma variação da doença, que é mais resistente aos medicamentos e com riscos maiores”, alertou.

 

Diagnóstico

 

Ainda segundo a coordenadora, o diagnóstico da doença ocorre por vários métodos. “Além de uma radiografia de tórax, que representa um importante método para investigação, há também o exame de baciloscopia direta, prescrito pelo médico. Por esta razão, a importância desta capacitação para os profissionais da medicina que atuam nas UBSs, que são a porta de entrada do SUS”, salientou.

 

Com relação aos sintomas, a técnica ressaltou que, além de tosse persistente por mais de duas semanas, a tuberculose também pode apresentar produção de catarro, febre, sudorese e cansaço. Ainda são sintomas característicos, cansaço, dor no peito, falta de apetite, emagrecimento e escarro com sangue nos casos mais graves.

 

“Por esta razão, recomendamos que os pais fiquem atentos e vacinem seus filhos com a BCG, destinada à prevenção da doença”, enfatizou Alda Rodrigues.