Alagoas
Conscientização é a estratégia da Central de Transplantes para reduzir lista de espera
Com o objetivo de reduzir a lista de espera por um transplante de órgãos, durante todo o ano a Central de Transplantes de Alagoas investe em ações de conscientização da população. Isso, porque, ao ato depende única e exclusivamente da família do indivíduo que, em vida, manifesta o desejo de ser um doador.
A conscientização se baseia no fato de que, após a morte encefálica do paciente, apenas seus familiares podem autorizar a retirada de órgãos. Esse é o requisito necessário para que sejam realizados testes e exames específicos que comprovem a morte cerebral e, também, a compatibilidade com o receptor.
Segundo a coordenadora da Central de Transplantes de Alagoas, Daniela Ramos, a conscientização ainda é a principal ferramenta para a redução da lista de espera, uma vez que ainda há muita desinformação e mitos associados à doação.
Uma das principais tarefas das equipes de coleta é explicar todas as etapas do processo. “É necessário garantir que o sistema seja seguro, rigoroso e ocorra somente após a confirmação de morte encefálica”, destacou Daniela Ramos.
A coordenadora acrescenta que é importante que as pessoas expressem na vida o desejo de ser um doador, porque, somente os familiares podem autorizar a doação, enviando, assim, os números de recusa.
Dados
No estado existem 597 pessoas na fila de espera por um transplante, sendo cinco de coração, 25 de rim, quatro de fígado e 563 de córnea. Ao longo de 2025, Alagoas alcançou marcas importantes, como a realização de três transplantes de coração, 16 de rim, 50 de córnea e sete de fígado.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado