Alagoas
Prevenção ao câncer de cabeça e pescoço começa com informação e cuidados simples, alerta especialista
Com o objetivo de alertar a população sobre os riscos e a importância da prevenção do câncer de cabeça e pescoço, o Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), em Maceió, se une à Campanha Julho Verde. A iniciativa busca ampliar o conhecimento da sociedade sobre esse tipo de tumor, que pode afetar áreas como boca, laringe, faringe, cavidade nasal, seios da face e glândulas salivares.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), os tumores de cabeça e pescoço estão entre os dez mais frequentes no Brasil, com maior incidência em homens acima dos 40 anos, mas que também acometem mulheres. Tabagismo, consumo excessivo de álcool e infecção pelo vírus HPV são os principais fatores de risco.
“A prevenção passa por escolhas conscientes e atenção aos sinais do corpo. Lesões na boca que não cicatrizam, rouquidão persistente, dificuldade para engolir ou nódulos no pescoço são sinais que não devem ser ignorados”, explica Ana Carolina Pastl, cirurgiã de cabeça e pescoço do HMA.
Ela reforça que a detecção precoce aumenta consideravelmente as chances de cura. “Nosso papel é tratar, mas, principalmente, orientar. O diagnóstico precoce salva vidas, e ele só acontece quando o paciente procura o médico ao notar alterações persistentes”, enfatiza a especialista.
Além de evitar o tabaco e o consumo excessivo de álcool, a médica destaca a importância da vacinação contra o HPV em meninos e meninas como forma de prevenção de alguns tipos de cânceres orofaríngeos. A boa higiene bucal e visitas regulares ao dentista também são importantes aliados na identificação precoce de lesões suspeitas.
Assistência
No Hospital Metropolitano de Alagoas, os pacientes com suspeita ou diagnóstico confirmado da doença contam com o suporte de uma equipe multiprofissional especializada, desde o atendimento ambulatorial até o acompanhamento cirúrgico e clínico, quando necessário. A unidade agora conta com o Centro de Oncologia, recém-inaugurado, que amplia o acesso ao diagnóstico e tratamento do câncer pelo SUS, fortalecendo o compromisso do hospital com a saúde pública e a atenção oncológica de qualidade.
Neste Julho Verde, o HMA reforça seu compromisso com a saúde pública, a prevenção e a informação. “O câncer de cabeça e pescoço é tratável e, em muitos casos, curável. Mas precisamos vencer o medo e buscar ajuda no tempo certo”, acrescenta a cirurgiã Ana Carolina Pastl.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
 (3).jpg&w=400&h=350)
 (1).jpg&w=400&h=350)
 (2).jpg&w=400&h=350)