Alagoas
Itec desenvolve sistema de previsão de tempo e fortalece monitoramento climático em Alagoas
Com o objetivo de ampliar a capacidade de monitoramento climático e oferecer informações precisas à população alagoana, o Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec) desenvolveu, em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), um moderno sistema de previsão de tempo. O acesso pode ser feito pelo link: https://www.semarh.al.gov.br/tempo-e-clima/previsao.
Atuando como um aliado fundamental na prevenção de desastres naturais, o sistema antecipa informações sobre chuvas intensas, alagamentos, estiagens e outros fenômenos climáticos. Com isso, órgãos como a Defesa Civil podem agir de forma preventiva, reduzindo riscos e salvando vidas.
A nova ferramenta disponibiliza um mapa interativo de Alagoas com dados diários de hidrometeorologia e dos níveis das águas das bacias hidrográficas que abrangem os estados de Alagoas, Pernambuco, Bahia e Sergipe. O sistema permite o acompanhamento em tempo real das condições climáticas, com previsões que auxiliam tanto os órgãos públicos quanto a população na tomada de decisões diante de eventos climáticos adversos.
“O sistema é mais do que uma previsão do tempo. É uma ferramenta estratégica de gestão e segurança”, destaca o diretor de Serviços de Desenvolvimento de Sistemas Corporativos, Luis Cláudio Burgos". Com tecnologia desenvolvida aqui mesmo, estamos contribuindo diretamente para uma Alagoas mais segura e preparada”, completa.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista