Alagoas
Marco histórico: Hospital do Coração realiza a primeira cirurgia cardíaca infantil da rede pública estadual
A última quarta-feira (18) ficará para sempre na memória da dona de casa Rosângela dos Santos, de 34 anos. Foi nesse dia que sua filha, Maria Gabrielly dos Santos, de apenas 4 anos, passou por uma delicada cirurgia cardíaca, tornando-se a primeira criança a ser operada no novo Serviço Estadual de Cardiopediatria e Cirurgia Cardíaca Pediátrica, situado no Hospital do Coração Alagoano Alagoano, em Maceió.
O procedimento é resultado direto do esforço conjunto do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), para consolidar, na Rede de Saúde Pública Estadual, um atendimento completo e humanizado às crianças com malformações cardíacas.

.
“Quando minha filha completou dois anos, começamos a perceber que, sem mais nem menos, o coração acelerava e ela queria desmaiar. Só tenho a agradecer por essa chance, fomos muito bem acolhidos aqui no Hospital do Coração Alagoano. Todo meu agradecimento a Deus e aos médicos que operaram ela. Agora, o coraçãozinho da minha filha bate mais forte e nós, familiares, também voltamos a respirar aliviados”, resumiu Rosângela dos Santos com um sorriso no rosto.
A pequena nasceu com uma cardiopatia congênita, condição que afeta milhares de crianças no país e que, até a semana passada, só podia ser tratada com cirurgia fora de Alagoas, ou seja, longe de casa, da família e do apoio necessário. Com a inauguração do novo Serviço Estadual de Cardiopediatria e Cirurgia Cardíaca Pediátrica no Hospital do Coração Alagoas, esse cenário começa a mudar.

Para o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, a implementação do Serviço Estadual de Cardiopediatria e Cirurgia Pediátrica é um marco para a assistência cardiopediátrica em Alagoas. “A implantação do Serviço de Cardiopediatria na Rede Pública de Saúde Estadual mostra o compromisso do Governo de Alagoas com o tratamento das nossas crianças cardiopatas, como a pequena Maria Gabrielly, além de representar uma iniciativa para reduzir custos, evitando transferências para outros Estados”, destacou o gestor da Sesau.
Um marco para a saúde infantil em Alagoas
Para o cirurgião cardiopediátrico do Hospital do Coração Alagoano, José Leitão, responsável técnico pelo Serviço Estadual de Cardiopediatria e Cirurgia Pediátrica, a operação da pequena Maria Gabrielly representa muito mais do que um feito médico. “Hoje temos uma equipe especializada, uma estrutura segura e a capacidade de realizar procedimentos de alta complexidade em nossas crianças, aqui mesmo no estado", salientou, ao destacar que a cirurgia foi um sucesso e a evolução dela está sendo satisfatória.

Já Otoni Veríssimo, diretor do Hospital do Coração Alagoano, reforçou que a implantação do Serviço Estadual de Cardiopediatria e Cirurgia Pediátrica, consolida o papel da unidade hospitalar como referência em cardiologia, agora também no cuidado infantil. “É um avanço enorme. Nossos profissionais estão prontos para garantir um atendimento de excelência, do diagnóstico ao pós-operatório. Isso é um compromisso com a vida e com o futuro das nossas crianças”, enfatizou.
Serviço que salva
• Inaugurado em: 11 de junho de 2025
• Primeira cirurgia realizada: 18 de junho de 2025
• Perfil de atendimento: Crianças com cardiopatias congênitas
• Equipe especializada: Cirurgiões, pediatras, anestesistas, intensivistas, enfermeiros e equipe de apoio
• Local: Hospital do Coração Alagoano, Maceió (AL)
• Atendimento 100% SUS, por regulação estadual.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista