Alagoas
Papa renova apelo por paz: 'Coração dilacerado por guerras'
Leão XIV pediu fim de conflitos no Oriente Médio e na Ucrânia
O papa Leão XIV renovou nesta quarta-feira (18) seu apelo por paz no Oriente Médio e na Ucrânia e afirmou que é preciso "rechaçar o fascínio dos armamentos".
Ao fim da audiência geral no Vaticano, o pontífice americano alertou que o uso de "armas científicas de todo tipo" pode levar os combatentes a "uma barbárie muito superior à de tempos passados".
"O coração da Igreja está dilacerado pelos gritos que se levantam dos lugares de guerra, sobretudo da Ucrânia, do Irã, de Israel e de Gaza. Não devemos nos habituar à guerra. Ao contrário, temos de rechaçar como uma tentação o fascínio dos armamentos potentes e sofisticados", disse Leão XIV em seu discurso, que também citou seu antecessor para pedir paz.
"Em nome da dignidade humana e do direito internacional, repito aos responsáveis aquilo que o papa Francisco costumava dizer: 'A guerra é sempre uma derrota'. E também Pio XII: 'Nada está perdido com a paz, mas tudo pode estar perdido com a guerra'", salientou Robert Prevost.
O novo apelo chega na esteira da guerra entre Israel e Irã, que têm trocado ataques aéreos desde a última sexta-feira (13), quando o país judeu bombardeou alvos militares e nucleares na nação persa.
Até o momento, o conflito já matou centenas de pessoas no Irã e pelo menos 24 em Israel. Ao mesmo tempo, os ataques da Rússia contra a Ucrânia continuam, e um bombardeio na última terça-feira (17) fez pelo menos 21 vítimas em Kiev.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado