Alagoas
Pilar receberá o I Encontro Regional de Bibliotecas Públicas e de Museus da Região Metropolitana
A cidade de Pilar receberá o I Encontro Regional de Bibliotecas Públicas e de Museus - Região Metropolitana, que acontece no dia 25 de abril de 2025, das 9h às 14h, no Cine Pilarense, localizado na Praça Rui Barbosa. O evento, promovido pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Alagoas e pelo Sistema Alagoano de Museus, vinculados à Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), tem como objetivo reunir gestores e profissionais da área para discutir a importância das bibliotecas e museus como centros de memória e conhecimento.
A mobilização envolve os onze municípios da Região Metropolitana: Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Coqueiro Seco, Maceió, Marechal Deodoro, Messias, Paripueira, Pilar, Rio Largo, Santa Luzia do Norte e Satuba. Durante o encontro, serão realizadas oficinas de dinamização cultural e organização de acervos bibliográficos e de museus, além de um bate-papo sobre desafios e perspectivas entre os gestores municipais.
A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, destacou a relevância do evento para o fortalecimento da cultura nos municípios alagoanos. "Nosso compromisso é garantir que bibliotecas e museus sejam mais do que espaços de guarda e preservação. Queremos que sejam locais vivos, que promovam conhecimento e cultura para toda a população. Essa articulação entre os gestores é fundamental para que possamos ampliar a atuação desses equipamentos culturais", afirmou.
Paralelamente, além das atividades no Cine Pilarense, serão realizadas visitas técnicas às bibliotecas e museus situados nos municípios de Pilar, Marechal Deodoro, Santa Luzia do Norte e Atalaia.
A coordenadora do Sistema dos Museus, Mira Dantas, ressaltou a importância dessa iniciativa. "As visitas técnicas permitem um diagnóstico detalhado das condições dos equipamentos culturais e nos ajudam a propor ações para qualificá-los. Além disso, estar presente nesses espaços reforça a necessidade de sensibilização sobre o papel que eles desempenham em suas comunidades", destacou.
Confira a programação:
9h – Abertura e apresentação cultural
9h30 - Palestra sobre Dinamização Cultural nas Bibliotecas e Museus
11h - Bate-Papo sobre desafios e perspectivas entre os municípios.
11h30 - Coffee break
12h - Oficina de organização de acervos bibliográficos e museais.
14h - Encerramento com entrega de kits de livros
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado