Alagoas
Hospital Regional do Norte realiza primeira captação de órgãos para transplantes
O Hospital Regional do Norte (HRN), em Porto Calvo, registrou um momento histórico ao realizar sua primeira captação de órgãos. A ação, conduzida pela equipe médica da Central de Transplantes de Alagoas, em parceria com os profissionais da unidade hospitalar, simboliza um avanço significativo para a região, ampliando as chances de pacientes que aguardam na fila por um transplante.
O procedimento seguiu todas as normas de segurança e protocolos da legislação brasileira de transplantes, garantindo que os órgãos fossem disponibilizados a tempo para os receptores compatíveis. De acordo com a equipe médica, houve a captação dos dois rins e do fígado do doador, cuja identidade não pode ser divulgada conforme as diretrizes legais estabelecidas pela legislação brasileira.
Para o diretor do HRN, Ian Rodrigues, a iniciativa marca uma nova etapa na atuação do hospital e fortalece o compromisso com a assistência de alta complexidade na região. “A ação representa um avanço significativo para o Norte do estado, possibilitando que mais vidas sejam salvas por meio do transplante de órgãos. A equipe médica da Central de Transplantes de Alagoas, em parceria com o HRN, conduziu o procedimento com excelência, garantindo que os órgãos chegassem a tempo para pacientes que aguardam na fila de espera”, destacou.
.jpeg)
A doação de órgãos é um ato de solidariedade e pode transformar vidas. O sucesso dessa captação reforça a importância do diálogo sobre o tema entre familiares, já que a autorização da família é essencial para que a doação ocorra. Com essa conquista, o Hospital Regional do Norte se consolida como referência em saúde pública no estado de Alagoas, ampliando suas ações para beneficiar ainda mais a população.
Dados
Segundo dados da Central de Transplantes de Alagoas, este ano já foram realizados 19 transplantes de órgãos no estado. Deste total, 10 foram de córneas, seis de rim e três de fígado.
Há 563 alagoanos aguardando por um transplante de órgãos. Conforme a Central de Transplantes de Alagoas são, 546 esperando por uma córnea, oito por um rim, cinco por um fígado, e quatro por um coração.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado