Alagoas
Especialista destaca importância do endocrinologista no acompanhamento de mulheres na menopausa
O Hospital da Mulher de Alagoas oferece acompanhamento especializado para mulheres que enfrentam os desafios da menopausa, período natural que costuma ocorrer entre os 47 e 51 anos. A endocrinologista da unidade, Jessika Medeiros, explica que os sintomas podem incluir alterações de humor, ondas de calor, insônia e ganho de peso, mas são geralmente normais e passageiros.
O acompanhamento médico, especialmente com um endocrinologista, é fundamental para esclarecer essas mudanças hormonais e garantir mais qualidade de vida durante essa fase. “Para algumas mulheres que têm a qualidade de vida afetada pela menopausa, podemos indicar terapias hormonais e não hormonais com o objetivo de reduzir os incômodos causados pelos sintomas”, ressaltou Jessika Medeiros.
A especialista destaca que uma das principais orientações para as mulheres que estão passando pelo climatério, o período de transição que marca o fim da fase reprodutiva na mulher e antecede a menopausa, é a mudança do estilo de vida, com adesão de alimentação saudável e exercícios físicos frequentes.
“A mudança para uma vida mais saudável traz uma diferença significativa para essas mulheres. Quando as pacientes seguem essas orientações, mas não sentem a melhora nos sintomas, avaliamos novamente e aderimos à terapia hormonal ou alternativa”, completou a médica.
O acesso à consulta com a endocrinologista acontece através do Sistema de Regulação (Sisreg) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). A paciente deve solicitar encaminhamento na Unidade de Saúde mais próxima de casa para ser encaminhada à consulta no Hospital da Mulher.
“Durante a avaliação geral é importante que a mulher seja acompanhada por ginecologista para realização de exames complementares, avaliação da saúde feminina e verificação de contra indicações para a reposição hormonal. Já nos casos em que há insônia, irritabilidade, a equipe da psicologia pode auxiliar a paciente a contornar os sintomas; e para orientá-la sobre a mudança no estilo de vida, o nutricionista é fundamental”, concluiu a especialista.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado