Alagoas
Observatório Alagoano do Cooperativismo e da Economia Solidária segue com coleta de dados para análise do setor
O Observatório
Alagoano do Cooperativismo e da Economia Solidária, coordenado pela secretaria
de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), por meio
da Secretaria Executiva do Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária,
está em campo para a coleta de dados do setor.
A medida busca dados para integrar os sistemas de informação, visando à automatização e produção de informações sobre o cooperativismo e a economia solidária em Alagoas, que subsidiem a elaboração de políticas públicas estratégicas e eficientes. Além disso, o intuito é divulgar as estatísticas oficiais dos setores observados aos Conselhos Estaduais e à comunidade em geral.
A pesquisa de campo vem sendo realizada em parceria com a incubadora de Empreendimentos Econômicos Solidários da UFAL, pelos pesquisadores Jarpa Ventura, Eugênio Lima, Renan Rubert e Sophia Conceição. Nesta etapa, a coleta de dados está concentrada nos empreendimentos de economia solidária, buscando dados sobre o quantitativo de cooperados, empregados, gênero, idade, faturamento anual, intercooperação, recursos para investimento, sustentabilidade, qual assessoria técnica e outros.
O gerente da Secretaria Executiva do Cooperativismo, Everton Brito, explica que a coleta de dados visa auxiliar na tomada de decisões para impulsionar o crescimento do setor no estado. “Com essas informações, será possível traduzir os números de diversos dados levantados, apresentando um grande panorama do setor em Alagoas, colaborando assim, para determinar ações e interferir a favor do setor nas inúmeras decisões de investimentos públicos que devem ser feitos na capital e nas cidades do interior de Alagoas”.
Para a secretária Alice Beltrão, o observatório chegou para fortalecer cada vez mais o cooperativismo e a economia solidária em Alagoas. “O cooperativismo em Alagoas já é modelo nacional, um setor que hoje desempenha um papel de grande importância para o desenvolvimento econômico e social do estado. O levantamento dos dados trará informações para escolhas estratégicas e eficazes, levando a uma gestão sustentável e resiliente. Com dados precisos, podemos adaptar nossas práticas e construir um futuro mais forte e sustentável para nossas cooperativas”.
*Estagiário sob supervisão.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
3DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
4TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado