Alagoas
Fapeal estimula inovação junto aos professores do Ifal
A Fundação de Amparo à
Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) realiza uma série de atividades públicas
para divulgação do Edital Startups NE, iniciativa em parceria com o Serviço
Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Secretaria de
Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti). Nessa segunda-feira
(19), a convite do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), a Fapeal teve
oportunidade de fazer duas inserções de estímulos, durante manhã e tarde, em um
dia voltado aos professores, no retorno oficial do período de recesso.
A assessora de inovação e projetos especiais da Fapeal, Juliana Khalili, destacou que a oferta da fundação, em mediar a organização de oficinas, está aberta a todos os grupos e instituições interessados em recebê-las. “Além da apresentação do edital, a gente se coloca à disposição para montar oficinas de elaboração de propostas para aqueles alunos interessados. Mas, aí, a gente precisa que interessados se coloquem”, explicou a gestora, afirmando também que o conteúdo dessas oficinas deve ser de acesso público.
Colaboradora da assessoria de projetos especiais e inovação, Pollyana Martins reforçou o estímulo dado pela equipe. “Eu acredito que boa parte dos projetos de iniciação tecnológica de vocês se enquadram perfeitamente aqui, ou outros projetos, porque quando a gente está falando de inovação, não falamos somente do desenvolvimento de um aplicativo, a gente tem projetos de tecnologias sociais que não necessariamente estão se utilizando de uma tecnologia muito densa”, esclareceu a mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação.
A professora do Ifal, Ângela Sales, é participante de startups e mobiliza alunos a transformarem projetos escolares em reais inciativas de inovação e empreendedorismo. “Desde 2021, com a lei de inovação, nós podemos fazer parte dos royalties de qualquer propriedade intelectual que nós tenhamos; os professores do Ifal não acreditavam na possibilidade de trabalhar com Dedicação Exclusiva e ter uma startup; o que o professor não pode fazer é trabalhar na administração, mas ele pode ser sócio cotista, por exemplo”, comentou a docente.
O diretor executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapeal, professor João Vicente Lima, adiantou aos docentes do Ifal que a fundação se manterá em conversas constantes com a procuradoria jurídica do Instituto Federal (IF) para garantir que, no caso de aprovações de projetos vindos do IF, os mesmos serão geridos por todas as partes de forma. Isso assegura que não ocorrerá nenhum tipo de choque com o regime de dedicação exclusiva daqueles professores que se encontrarem nesta condição.
Os interessados devem buscar mais informações pelo endereço eletrônico [email protected].
Mais lidas
-
1TRAGÉDIA
Vídeos de detetive flagrando traição foram o estopim para secretário matar os próprios filhos em Itumbiara
-
2FESTIVIDADES
Existe feriado no carnaval? Como funciona para a empregada doméstica?
-
3FENÔMENO NAS REDES
Procuradas 'vivas e fofas': zoológicos russos enfrentam filas para adquirir capivaras em meio à popularidade
-
4IDEIA BARRADA
Leis municipais em vigor em Maceió restringem mudança de nomes de ruas e podem barrar troca da Avenida Fernandes Lima
-
5MERCADO INTERNACIONAL
Rússia amplia exportação de caças mesmo sob sanções, aponta revista