Alagoas
Projeto de escuta humanizada é ofertado para técnicos dos Creas de Alagoas
A secretaria de estado da Assistência e Desenvolvimento Social, por meio da Superintendência de Assistência Social e Gerência da Proteção Social Especial, irá levar para as nove regiões do estado, o projeto “Dialogando com a SAS”. São encontros de escuta humanizada com os trabalhadores dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) de Alagoas: enfrentamento no cotidiano dos territórios de todas as formas de violência.
Em parceria com a Sesau, Rav e Cerest, a proposta é criar um espaço seguro para discussão e reflexão sobre vivências e desafios enfrentados no trabalho. Visando assim o bem estar e a saúde mental de coordenadores; técnicos; psicólogos; advogados; assistentes sociais, abrangendo cerca de 400 profissionais do SUAS, que lidam diariamente com casos de violações de direitos dos usuários que são acompanhados nos serviços dos CREAS.

“O cuidado com esses profissionais a sua saúde mental deve ser tratada com a seriedade devida. São seres humanos que passam a maior parte do seu tempo no trabalho, vivenciando diariamente situações de vulnerabilidade social, violência, e outras formas de violação de direitos, o adoecimento é uma realidade.” Enfatizou Genilda Leão, Superintendente da SAS.
Nesta quarta-feira (31), o projeto foi realizado na Casa da Cultura, no município de Jequiá da Praia, para profissionais da região Tabuleiro do Sul, composta por nove cidades (Anadia, Boca da Mata, Campo Alegre, Coruripe, Junqueiro, Roteiro, São Miguel dos Campos, Teotônio Vilela, além de Jequiá). E teve como facilitadora a psicóloga do Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalho, Analinne Maia.

CREAS
Os Centros de Referência Especializados de Assistência Social – CREAS, é uma unidade pública de assistência social no âmbito estatal de abrangência municipal ou regional que oferta trabalho social especializado com famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade, risco social e pessoal por ocorrência da violação de direitos. Este, atua em conjunto com outros órgãos e serviços socioassistenciais, desenvolvendo ações de proteção e prevenção de situações de violência, negligência, exploração, abuso, entre outras formas de violação de direitos, bem como, trabalha na reconstrução de vínculos familiares e comunitários.
Mais lidas
-
1TRAGÉDIA
Vídeos de detetive flagrando traição foram o estopim para secretário matar os próprios filhos em Itumbiara
-
2FESTIVIDADES
Existe feriado no carnaval? Como funciona para a empregada doméstica?
-
3FENÔMENO NAS REDES
Procuradas 'vivas e fofas': zoológicos russos enfrentam filas para adquirir capivaras em meio à popularidade
-
4IDEIA BARRADA
Leis municipais em vigor em Maceió restringem mudança de nomes de ruas e podem barrar troca da Avenida Fernandes Lima
-
5MERCADO INTERNACIONAL
Rússia amplia exportação de caças mesmo sob sanções, aponta revista
 (6).jpg&w=400&h=350)
 (1).jpg&w=400&h=350)
 (2).jpg&w=400&h=350)
 (3).jpg&w=400&h=350)
 (4).jpg&w=400&h=350)
 (5).jpg&w=400&h=350)