Alagoas
Sesau promove o quarto ciclo de capacitação sobre toxoplasmose gestacional para técnicos do Agreste e Sertão
A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) promoveu nesta terça-feira o IV Ciclo
de Capacitação sobre a Toxoplasmose Gestacional para os técnicos que atuam nos
municípios das VIII, IX e X Regiões de Saúde, situadas no Agreste e Sertão
alagoanos. O evento foi realizado no Campus do Instituto Federal de Alagoas
(IFAL) de Palmeiras dos Índios.
A capacitação reuniu cerca de 150 profissionais da área de saúde que atuam na assistência ao pré-natal na Atenção Básica, além de profissionais da Vigilância Epidemiológica, farmacêuticos e biomédicos dos municípios. O objetivo foi qualificar as equipes para atender, com mais eficiência e assertividade, os casos de toxoplasmose em gestantes e também os quadros congênitos da doença, que ocorre quando ela é passada da mãe para o bebê.
Para a assessora técnica da Sesau, Lavinia Silva, o esforço é importante para assegurar a segurança clínica dos bebês alagoanos. "A toxoplasmose, quando diagnosticada precocemente, pode ser tratada, evitando sequelas e até óbitos do feto", destacou Lavínia, evidenciando a importância de capacitar os técnicos municipais para que a assistência à gestante seja eficiente e qualificada.
Para a médica pediatra neonatal da Sesau, Syrlene Patriota, a principal forma de prevenir a transmissão vertical é a realização de exames e consultas pré-natais. "Seguindo o ciclo e recomendações pré-natais, pode-se diagnosticar e tratar a toxoplasmose em tempo hábil, preservando a saúde do bebê. Lembrando que esses exames são importantes, pois a toxoplasmose não possui sintomas para a gestante, sendo prejudicial apenas para a formação do feto", reforçou a médica.
Para Bianca Suruagy, que atua como assessora técnica da Gerência de Vigilância Epidemiológica da Sesau, a capacitação faz parte do compromisso da gestão estadual em assegurar educação continuada para os profissionais da saúde, resultando em assistência qualificada. "A Sesau atua oferecendo apoio técnico para todos os municípios, garantindo que a assistência esteja sempre à par do que existe de mais atual no trato com a população", destacou.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico