Alagoas
Projeto Quilombo Educacional reúne gestores de escolas em aula inaugural
Daniel de Oliveira/Ascom Semudh
O Projeto Quilombo Educacional teve início nesta quinta (18), com uma aula inaugural para gestores de escolas da rede estadual. A iniciativa, idealizada pelo Instituto Guetto, tem o objetivo de combater o racismo no ambiente escolar e é realizada em Alagoas pelas Secretarias de Estado da Mulher e Direitos Humanos (Semudh) e da Educação (Seduc), com o apoio do Instituto Unibanco.
Realizado de maneira remota, por meio da plataforma Google Meet, o primeiro encontro também contou com a presença de coordenadores pedagógicos e articuladores de ensino, que, junto aos gestores, tiveram a oportunidade de compartilhar a realidade das suas escolas.
“Estou muito feliz com esse primeiro contato. Acredito que este projeto vai reverberar na construção de uma educação que acreditamos e na formação de pessoas que farão o nosso país no futuro", disse o gerente de Articulação, Execução e Monitoramento de Políticas para a Igualdade Racial da Semudh, Jonathan Silva.
O momento contou com debates sobre os dados que envolvem a população negra no Brasil e em Alagoas - Estado onde 75% dos seus habitantes são pretos e pardos - e o papel da educação para a transformação de uma realidade assolada pelo racismo estrutural.
Nos próximos dias acontecerão outros encontros para discutir práticas educacionais que visam combater o racismo e reforçar a identidade negra. Ao todo, o projeto seguirá por mais sete meses e contará com pesquisa, avaliação de indicadores, trilhas formativas, encontros e imersões, além de apoio de agentes multiplicadores in loco.
Alagoas é um dos primeiros Estados a promover o projeto, que atende nove instituições da rede estadual de ensino. O objetivo é expandir a iniciativa para mais escolas e fazer com que o Estado seja uma referência para mais experiências por todo o país.
Para a gerente das Modalidades e Diversidades da Educação Básica da Seduc, Fátima Rebelo, o Quilombo Educacional é uma iniciativa necessária para a construção de uma educação inclusiva. "Esse projeto fortalece ainda mais nossa luta por políticas para uma educação antirracista, que é uma prioridade para a Secretaria de Educação", concluiu.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil