Alagoas
Hospital da Criança de Alagoas recebe visitas semanais dos palhaços do Sorriso de Plantão
Aos sábados, quando o relógio bate às 14h, os pequenos pacientes internados no Hospital da Criança de Alagoas (HCA) esperam ansiosamente a chegada dos palhaços do Sorriso de Plantão. Para as crianças e seus familiares, esse é um momento de muita alegria e descontração, onde as dores sentidas no momento da internação são minimizadas.
Durante a ação no HCA, os palhaços do Sorriso de Plantão proporcionam aos pacientes muitos jogos, brincadeiras e música. Os integrantes fazem parte de um projeto de extensão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal).
 (3).jpeg)
O Sorriso de Plantão foi criado há mais de 20 anos e conta com alunos e profissionais de vários cursos e instituições de ensino do Estado. Caracterizados como palhaços de hospital e com nomes inusitados, os “doutores” já beneficiaram mais de 100 mil pacientes, tornando a iniciativa como pioneira em Alagoas no campo de Promoção à Saúde na Atenção Terciária.
A supervisora médica do HCA, Auxiliadora Costa, já foi uma das integrantes do grupo e ressalta que o projeto Sorriso de Plantão é muito relevante, tanto para os pacientes e acompanhantes, quanto para a formação profissional. “A ludoterapia participa do processo de cura. Têm trabalhos acadêmicos na área que já mostram que essa terapia ajuda a reduzir a dor em relação a procedimentos e reduz a ansiedade do internamento”, salienta.
 (2).jpeg)
Para a “Doutora Meicarisme”, que é estudante de Enfermagem e coordena um dos grupos do projeto no hospital, as visitas animam os pacientes e responsáveis. “Estamos aqui desde a inauguração, visitamos a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e as Enfermarias todos os sábados, levando muitos sorrisos, música e brincadeiras para cada criança e acompanhante deste hospital”, afirma.
BENEFICIADO
Kefren Thales Barros, de 8 anos, foi um dos pacientes beneficiados e, ao receber a visita dos palhaços ficou muito animado com a presença do grupo. “Eu gostei muito dos palhacinhos e quero que eles venham muito mais vezes para brincar, cantar e dançar”, declarou, após ter cantado e brincando de mímica com os palhaços.
Mais lidas
-
1TRAGÉDIA
Vídeos de detetive flagrando traição foram o estopim para secretário matar os próprios filhos em Itumbiara
-
2FESTIVIDADES
Existe feriado no carnaval? Como funciona para a empregada doméstica?
-
3FENÔMENO NAS REDES
Procuradas 'vivas e fofas': zoológicos russos enfrentam filas para adquirir capivaras em meio à popularidade
-
4IDEIA BARRADA
Leis municipais em vigor em Maceió restringem mudança de nomes de ruas e podem barrar troca da Avenida Fernandes Lima
-
5MERCADO INTERNACIONAL
Rússia amplia exportação de caças mesmo sob sanções, aponta revista