Alagoas
Sesau promove oficina para elaboração do plano de enfrentamento das doenças crônicas e agravos não transmissíveis
A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) realizou, nesta quarta-feira (10), a primeira Oficina para Elaboração do Plano Estadual de Ações Estratégicas de Enfrentamento das Doenças Crônicas e Agravos não Transmissíveis. O evento ocorreu na sede do Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador (Cerest), em Maceió, e reuniu representantes das áreas técnicas da saúde estadual, do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL) e do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei).
_02.jpg)
A oficina criou um grupo de trabalho multidisciplinar para análise da situação e elaboração do plano de ação referente ao período de 2025 a 2030. “Estamos apresentando os dados e analisando a situação de saúde, identificando os desafios e propostas para melhoramento da assistência à população, levando em conta tanto a prevenção de doenças como seus tratamentos”, explicou a gerente de Vigilância e Controle de Doenças não Transmissíveis da Sesau, assistente social Rita Murta.
Além da oficina desta quarta-feira (4), serão realizadas mais três edições, sendo finalizadas no dia 21 de agosto. Elas irão tratar de temas como oncologia, doenças respiratórias, diabetes, doenças cardiovasculares, fatores de risco, violência e acidentes.
Para a assessora técnica da Gerência de Doenças e Agravos não Transmissíveis (GDANT) da Sesau, Angelita Batista, o momento é importante para o compartilhamento de conhecimento entre diferentes setores. “Com o trabalho em conjunto, realizado por diferentes órgãos e esferas da administração pública, pode-se entender o quadro real da assistência em Alagoas, subsidiando a elaboração de um plano de ação, baseado em dados e experiências tecnicamente corretas”, reforçou.
Mais lidas
-
1TRAGÉDIA
Vídeos de detetive flagrando traição foram o estopim para secretário matar os próprios filhos em Itumbiara
-
2FESTIVIDADES
Existe feriado no carnaval? Como funciona para a empregada doméstica?
-
3FENÔMENO NAS REDES
Procuradas 'vivas e fofas': zoológicos russos enfrentam filas para adquirir capivaras em meio à popularidade
-
4IDEIA BARRADA
Leis municipais em vigor em Maceió restringem mudança de nomes de ruas e podem barrar troca da Avenida Fernandes Lima
-
5MERCADO INTERNACIONAL
Rússia amplia exportação de caças mesmo sob sanções, aponta revista