Alagoas
Secretaria de Planejamento orienta sobre prevenção a acidentes do trabalho
Carol Amorim / Ascom Seplag
A conscientização sobre os cuidados com a saúde no ambiente de trabalho é reforçada em julho diante da chegada do Dia Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho, comemorado no dia 27. Segundo o Ministério da Saúde, os acidentes de trabalho são caracterizados por lesões corporais ou perturbação funcional que causa redução permanente ou temporária da capacidade para o trabalho, perda da capacidade e até mesmo falecimento. Por isso, o reforço com o compartilhamento de informações se faz necessário como medida preventiva.
Através da Superintendência de Perícia Médica e Saúde Ocupacional (SPMSO) da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas (Seplag), o Governo de Alagoas mantém a política de cuidados com a saúde dos servidores do estado e também de toda a sociedade, por meio da disseminação de informações para que a segurança e o bem-estar prevaleçam.
"Para promover um ambiente de trabalho seguro, é fundamental construir uma cultura de segurança em que os comportamentos de todos os membros da organização contribuam positivamente para a segurança. A criação de um ambiente seguro é uma responsabilidade coletiva. A Superintendência de Perícia Médica e Saúde Ocupacional (SPMSO) entende que é essencial a construção de um ambiente de trabalho onde a segurança seja prioridade e o bem-estar de todos esteja garantido", ressalta Veluma Santos, Supervisora de Saúde Ocupacional da Seplag.
Ainda de acordo com a supervisora, a maioria dos acidentes de trabalho notificados na sociedade são causados por atos inseguros, como a negligência das normas operacionais, a exemplo da não utilização do Equipamento de Proteção Individual (EPI), quando os equipamentos utilizados estão sem manutenção adequada ou quando apresentam defeitos. Por isso, Veluma orienta sobre a importância do uso correto dos EPIs, da manutenção desses equipamentos, do treinamento e capacitação dos colaboradores, do desenvolvimento de procedimentos de segurança e de uma cultura de segurança no ambiente de trabalho.
“Os cuidados no ambiente de trabalho são constantemente reforçados para que os servidores possam ter qualidade no desempenho de suas funções laborais e também em seus estilos de vida. A Seplag juntamente com o Governo de Alagoas preza pelo bem-estar dos servidores ao fornecer inclusão e meios seguros para o desempenho de suas funções, e também para toda a sociedade ao promover conscientização”, destaca a secretária de Planejamento, Gestão e Patrimônio, Paula Dantas.
Apesar da disseminação de informações, as doenças e os acidentes de trabalhos ainda são notificados em diversas partes do mundo. E entre os principais que podem ser destacados estão as Lesões por esforço repetitivo (LER) e Distúrbios Osteomusculares relacionados ao Trabalho (DORT), quedas e acidentes com perfurocortantes.
Os casos de LER e de DORT podem causar dores musculares, nos tendões e articulações, além de perda da força e coordenação, sensação de formigamento ou dormência nas mãos e nos dedos, dificuldade em realizar certos movimentos, sensação de peso e fadiga. Para que essas doenças sejam evitadas, recomenda-se a ergonomia, ginástica laboral, intervalos e pausas, sono tranquilo e regular e cuidados com a saúde física e mental.
Já os acidentes com perfurocortantes podem ocasionar a transmissão de doenças infecciosas, ao depender do ambiente onde houve o acidente e de lesões físicas. E para a prevenção desses episódios, é recomenda a utilização de equipamentos que tenham dispositivos de segurança; nunca reencapar agulhas e nem utilizar os dedos como anteparo durante a realização de procedimentos que envolvam materiais perfurocortantes; fazer o descarte correto do material, em coletores apropriados e sempre com identificação, além da utilização de EPIs adequados para o desenvolvimento da atividade.
Em casos de acidente, o trabalhador deve realizar a lavagem imediata do local com água e sabão; notificar o responsável ou supervisor; procurar por uma avaliação médica e, se necessário, realizar tratamento profilático e acompanhamento conforme orientação médica.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados