Alagoas

Crianças internadas na Pediatria do HGE ganham festa junina recheada de muita afetividade

Thallysson Alves Ascom HGE 21/06/2024
Crianças internadas na Pediatria do HGE ganham festa junina recheada de muita afetividade



Bandeirinhas coloridas, diversão para todos os lados, lanchinho bem saudável e um toque de carinho especial. Esses foram os ingredientes da festa junina na Pediatria do Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, nessa quinta-feira (20). Com a participação de estudantes vestidos de palhaços, não faltaram sorrisos e olhos admirados com as surpresas preparadas pela equipe multidisciplinar, que ainda viabilizaram uma decoração especial e até maquiagem para quem quisesse virar um “matutinho”.

“Já é tradição nossa realizar eventos assim, que humanizam, que integram as nossas crianças ao período festivo que também pode acontecer aqui no hospital. Isso promove estímulos, mais integração, mais harmonia, mais comunicação. Nós organizamos essa comemoração respeitando as recomendações de cada profissional com cada criança, entendendo que o evento também pode ser uma oportunidade para os seus responsáveis 'esquecerem', ainda que por alguns segundos, as tensões e preocupações com a hospitalização”, argumentou Cristiane Caetano, supervisora de enfermagem da Pediatria.

 

O forró já começou com a animação dos membros do projeto Sorriso de Plantão, da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal). Dançou Joaquim, Mariana, Miguel, Maria; até os profissionais da saúde embarcaram no espírito junino. O resultado foi o surgimento de momentos felizes, bem longe do que muita gente esperava encontrar dentro de uma unidade de saúde.

“Eu trouxe o meu filho no dia 14 de maio, depois de ele ser atropelado por um caminhão no bairro Ouro Preto, onde moramos, aqui em Maceió. Foi um momento muito desesperador, mas não passou de um imenso susto. Recebeu o primeiro atendimento na UPA [Unidade de Pronto Atendimento] do Jacintinho, que depois o transferiu para o HGE. Com todos os exames que fizeram, descobriram uma pequena fratura na tíbia esquerda e escoriações pelo corpo. Agora ele está bem melhor e, já já voltaremos para casa”, disse a microempreendedora Ana Karine Soriano, mãe do pequeno Miguel, de 4 anos.

 

Ela e outras mães disseram que não imaginavam que uma fase tão difícil, como a do período de internação hospitalar, poderia se converter em tantas lembranças edificantes. Elas mencionaram a atenção dos servidores, o cuidado da Enfermagem, a eficiência da equipe médica, o conhecimento dos assistentes sociais, a criatividade dos nutricionistas, o acolhimento dos psicólogos e a dedicação dos fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos.

“O meu filho sempre gostou das festas juninas. Em anos anteriores, ele estaria lá fora brincando com os amigos da rua, soltando estalo bebe, traques, chuvinhas; comendo canjica, milho, pamonha. Tudo! Estávamos um tanto tristes por também não estar aproveitando um mês tão bonito como esse. Então fazem essa festa que é quase que um acalento para o nosso coração, impossibilitado de estar lá fora”, relatou a mãe de Miguel.

 

Além do São João, o HGE também promove o Carnaval, a Páscoa, o Dia das Crianças e o Natal para as crianças assistidas pela equipe multidisciplinar da Pediatria. O diretor geral da unidade, Fernando Fortes Melro, recorda que a humanização é um dos pilares da gestão da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio de ações que fortalecem a empatia, as relações humanas, a confiança, a satisfação e a segurança de quem precisa dos serviços.

 

“Quando uma pessoa se sente acolhida, ela se abre mais facilmente para o médico sobre as suas angústias e até sobre os problemas que o estão afligindo. Isso ajuda até ao profissional na busca pelo diagnóstico mais preciso. Além disso, atividades com essa, que demonstram qualidade no serviço, fortalecem a nossa imagem institucional, e uma boa reputação é de suma importância, afinal de contas as pessoas depositam em nós as suas vidas, na esperança de recuperarem a sua saúde e precisam acreditar que podemos fazer isso por elas”, afirmou o gestor.