Alagoas

Secretaria da Mulher interage em ações nacionais do Fórum de Gestoras de Políticas para as Mulheres

13/06/2024
Secretaria da Mulher interage em ações nacionais do Fórum de Gestoras de Políticas para as Mulheres

Martinha Galdino / Ascom Semudh

Mais de 400 mulheres de todo o país, entre elas uma representação da Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), participaram, em Brasília, nesta terça e quarta-feira (11 e 12) do II Fórum Nacional de Gestoras de Políticas para as Mulheres, encerrado ontem com debates e trocas de experiências de gestão.

 

O impacto do orçamento nas políticas públicas para as mulheres também foi pauta durante o evento. Além disso, a secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos de Alagoas, Maria Silva, junto a outras secretárias estaduais, acompanhou a ministra Cida Gonçalves em reuniões com a Comissão Mista de Orçamento da Câmara dos Deputados, com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e com a diretora do Fundo Nacional de Segurança Pública, Camila Pintarelli.

 

Nos encontros, foi encaminhada a solicitação de inclusão das políticas para as mulheres no Novo PAC e o compromisso da participação das gestoras estaduais nas reuniões do Fundo Nacional de Segurança Pública, para discutir e definir a utilização dos recursos. A comitiva também foi recebida pela deputada federal Benedita da Silva, que integra a Comissão das Mulheres da Câmara Federal.

 

Durante o segundo dia, foram debatidas estratégias de integração e articulação de políticas para as mulheres, participação e controle social, e o Ministério das Mulheres apresentou algumas inovações, entre elas, o lançamento dos cursos virtuais “Gestão e Implementação de OPM” e “O protagonismo das mulheres: passos para a atuação nos espaços de poder e decisão”, para contribuir na formação das gestoras.

 

Também foi apresentado o diagnóstico das estruturas de gestão de políticas para as mulheres – Mapeamento Nacional dos Organismos de Políticas para Mulheres - e foram divulgados informes sobre Conselho Nacional dos Direitos de Mulheres (CNDM) e V Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que será realizada em 2025.