Alagoas
Secretaria da Mulher interage em ações nacionais do Fórum de Gestoras de Políticas para as Mulheres
Martinha Galdino / Ascom Semudh
Mais de 400 mulheres de todo o país, entre elas uma representação da Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), participaram, em Brasília, nesta terça e quarta-feira (11 e 12) do II Fórum Nacional de Gestoras de Políticas para as Mulheres, encerrado ontem com debates e trocas de experiências de gestão.
O impacto do orçamento nas políticas públicas para as mulheres também foi pauta durante o evento. Além disso, a secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos de Alagoas, Maria Silva, junto a outras secretárias estaduais, acompanhou a ministra Cida Gonçalves em reuniões com a Comissão Mista de Orçamento da Câmara dos Deputados, com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e com a diretora do Fundo Nacional de Segurança Pública, Camila Pintarelli.
 (1).jpeg)
Nos encontros, foi encaminhada a solicitação de inclusão das políticas para as mulheres no Novo PAC e o compromisso da participação das gestoras estaduais nas reuniões do Fundo Nacional de Segurança Pública, para discutir e definir a utilização dos recursos. A comitiva também foi recebida pela deputada federal Benedita da Silva, que integra a Comissão das Mulheres da Câmara Federal.
Durante o segundo dia, foram debatidas estratégias de integração e articulação de políticas para as mulheres, participação e controle social, e o Ministério das Mulheres apresentou algumas inovações, entre elas, o lançamento dos cursos virtuais “Gestão e Implementação de OPM” e “O protagonismo das mulheres: passos para a atuação nos espaços de poder e decisão”, para contribuir na formação das gestoras.
 (2).jpeg)
Também foi apresentado o diagnóstico das estruturas de gestão de políticas para as mulheres – Mapeamento Nacional dos Organismos de Políticas para Mulheres - e foram divulgados informes sobre Conselho Nacional dos Direitos de Mulheres (CNDM) e V Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que será realizada em 2025.
Mais lidas
-
1DESCOBERTA ASTRONÔMICA
Astrônomos identificam estrela de hipervelocidade ejetada do centro da Via Láctea
-
2GREVE
PM usa bombas e gás para desocupar reitoria da USP; estudantes prometem ato unificado na segunda (11)
-
3POLÍTICA
“Se os Garrotes derem mais, eu fecho”: Vídeo vazado expõe Júlio Cezar e a política sem amor; veja vídeo
-
4CURIOSIDADE INTERNACIONAL
Mulher bebe quase uma garrafa inteira de tequila para evitar descarte em aeroporto dos EUA
-
5INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Aeroporto de Penedo está pronto e aguarda autorização para primeiros voos, afirma Paulo Dantas