Alagoas
Comandante-geral da PM participa de sessão histórica da Assembleia Legislativa em Arapiraca
Na manhã desta sexta-feira (31) o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Amorim, participou de uma solenidade histórica da Assembleia Legislativa (ALE), em Arapiraca. A sessão extraordinária, que é a primeira no formato itinerante da Casa de Tavares Bastos, ocorreu na cidade como parte das comemorações dos 100 anos de emancipação política do município. O comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Nilton Rocha também esteve presente.
O ato solene aconteceu no prédio-sede da Câmara de Vereadores da cidade. A sessão, que atendeu a um requerimento do deputado Ricardo Nezinho, foi comandada pelo presidente da Casa, deputado Marcelo Victor, e contou com a participação do governador do Estado, Paulo Dantas, do prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, do desembargador Tutmés Airan, do procurador-geral de Justiça, Lean Araújo, do presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Fernando Toledo, além de deputados estaduais, secretários de Estado e municipais e ainda de vereadores da região.
“Quero aqui enaltecer e parabenizar a cidade de Arapiraca e o parlamento alagoano por esta nobre iniciativa. Como comandante-geral da PM, é uma satisfação participar desse momento. A Capital do Agreste tem uma representação significativa que orgulha e contribui para o desenvolvimento de nosso estado. Estar aqui hoje, de forma particular, representa também reviver uma parte na minha carreira militar que muito me honra: a de ter sido comandante de nosso valoroso 3º Batalhão de Polícia Militar, que tem sua sede em Arapiraca”, declarou o comandante-geral da PM sobre o evento.
Histórico
A data remonta à Lei nº 1.009 de 1924. A Assembleia Legislativa aprovou, por unanimidade, no dia 30 de maio daquele ano, a emancipação política do município, que naquela época pertencia a Limoeiro de Anadia.
O propositor da solenidade, Ricardo Nezinho, é natural de Arapiraca, e apresentou um breve histórico do surgimento do município, no início do século XIX, com a chegada do seu fundador Manoel André, em 1848. Ele lembrou que, de lá pra cá, a cidade só alcançou vitórias, e uma delas se deu com a conquista de sua emancipação política, através de Esperidião Rodrigues, em 1924.
O deputado destacou ainda o potencial empreendedor da cidade, o que faz com que Arapiraca seja um dos principais vetores de desenvolvimento do Estado. "Nossa cidade é economicamente ativa e com um povo acolhedor, com isso somos cada vez mais fortes. Obrigado a todos pela presença nessa sessão histórica", disse Nezinho.
Mais lidas
-
1TRAGÉDIA
Vídeos de detetive flagrando traição foram o estopim para secretário matar os próprios filhos em Itumbiara
-
2FENÔMENO NAS REDES
Procuradas 'vivas e fofas': zoológicos russos enfrentam filas para adquirir capivaras em meio à popularidade
-
3FESTIVIDADES
Existe feriado no carnaval? Como funciona para a empregada doméstica?
-
4IDEIA BARRADA
Leis municipais em vigor em Maceió restringem mudança de nomes de ruas e podem barrar troca da Avenida Fernandes Lima
-
5MERCADO INTERNACIONAL
Rússia amplia exportação de caças mesmo sob sanções, aponta revista