Alagoas
Adolescentes do Sistema Socioeducativo celebram mês das mães em família
Adolescentes que cumprem medida socioeducativa na Unidade de Internação Masculina Extensão (UIME A/B) participaram, nesta quarta-feira (29), de uma programação especial em comemoração ao mês das mães. O cronograma contemplou todas as unidades do Complexo Socioeducativo de Alagoas, evidenciando a importância do vínculo afetivo no processo de ressocialização.
A ação foi promovida pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), por meio da Superintendência de Medidas Socioeducativas (Sumese). A iniciativa busca fortalecer os laços familiares e proporcionar momentos de integração. Socioeducandos que são casados também receberam visita das esposas e dos filhos.

“Um momento como este promove a renovação dos laços, o que é de suma importância, pois a base familiar complementa as ações realizadas aqui na socioeducação. Nós trabalhamos com a família, criamos um laço de confiança e cooperação para que o adolescente consiga superar os erros do passado e volte a conviver na sociedade de forma plena”, explica a gerente de Desenvolvimento Integral da Sumese, Cássia Moreno.
Os adolescentes participaram ativamente da produção do evento, ajudando na decoração do espaço, na confecção das lembranças, preparando apresentações musicais e até uma peça teatral, que valorizou o papel da mãe na formação dos filhos e na proteção da família.
O socioeducando L., de 16 anos, homenageou a mãe com uma canção autoral, por meio da qual externou sua admiração pela genitora e o seu desejo de mudança. “Ela é a minha rainha, a pessoa mais importante da minha vida. Daqui pra frente, desejo pra ela só o melhor”, afirmou o adolescente. Emocionada, Dona Sandra comentou a transformação do filho: “Estou muito feliz em ver a mudança na atitude dele. Este lugar transformou a vida do meu filho pra melhor”, disse a homenageada.

Para o superintendente de Medidas Socioeducativas da Seprev, Otávio Rêgo, o evento desta quarta-feira demonstra a profunda mudança nas metodologias utilizadas pela socioeducação em Alagoas para a reinserção social de adolescentes e jovens em conflito com a lei. “O Sistema Socioeducativo é mais do que um lugar para incluir os jovens que conflitaram com a lei, é um espaço de educação, de transformação, e precisa da presença da família. Nosso trabalho, hoje, contempla essa aproximação familiar, pois, quando há essa união, tudo fica mais fácil e os resultados são sempre positivos”, ressaltou o superintendente.
Mais lidas
-
1TRAGÉDIA
Vídeos de detetive flagrando traição foram o estopim para secretário matar os próprios filhos em Itumbiara
-
2FENÔMENO NAS REDES
Procuradas 'vivas e fofas': zoológicos russos enfrentam filas para adquirir capivaras em meio à popularidade
-
3FESTIVIDADES
Existe feriado no carnaval? Como funciona para a empregada doméstica?
-
4IDEIA BARRADA
Leis municipais em vigor em Maceió restringem mudança de nomes de ruas e podem barrar troca da Avenida Fernandes Lima
-
5MERCADO INTERNACIONAL
Rússia amplia exportação de caças mesmo sob sanções, aponta revista
.jpg&w=400&h=350)
.jpg&w=400&h=350)
.jpg&w=400&h=350)
.jpg&w=400&h=350)
.jpg&w=400&h=350)
.jpg&w=400&h=350)
.jpg&w=400&h=350)
.jpg&w=400&h=350)