Alagoas
3º BPM promove ações de qualidade de vida para o efetivo da unidade
Fernanda Alves
Mente e corpo saudáveis são fatores importantes para aqueles que exercem
o ofício de agente de segurança pública. Com o objetivo de promover o bem-estar,
integração e qualidade de vida para sua tropa, o 3º Batalhão de Polícia Militar
(BPM), sediado em Arapiraca, iniciou um projeto.
Quinzenalmente, às quartas-feiras entre 7h30 e as 9h30, tanto o efetivo operacional quanto o administrativo do batalhão participam de atividades físicas e práticas integrativas voltadas ao autocuidado e prevenção ao estresse. Na quarta (22), os PMs participaram de um circuito motor, onde puderam testar movimentos, habilidades e resistência.

Conforme plano de instrução, ao longo dos meses os encontros incluem atividades diversas como exercício funcional, natação, corrida e circuitos esportivos possibilitando um bom condicionamento físico do militar e, principalmente, proporcionando momentos de interação e aproximação entre os integrantes do BPM.
A ideia inicial partiu do subcomandante da unidade, major Victor Pinheiro, que estruturou o planejamento junto com o capitão Maxwell , P3 do batalhão (setor de planejamento e ensino). As ações contam ainda com o suporte do Núcleo de Assistência Psicossocial do Agreste (Naps/Agreste), do Centro Integrado de Assistência (CIA) da PM.

“A cada quinzena temos percebido que as atividades têm sido muito bem recepcionadas pela tropa, tendo uma boa adesão e participação dos oficiais e praças da unidade. A prática foi incorporada à rotina do batalhão de forma muito positiva. Não podemos perder de vista essa busca contínua por equilíbrio entre saúde, trabalho, relações afetivas, sociais e familiares”, enfatizou o comandante do 3º BPM, tenente-coronel Nilton Rocha.
A soldado Cinthia Dantas aderiu ao projeto e entende que a iniciativa tem acrescentado positivamente à rotina da unidade. “Tem sido muito satisfatório participar dessas atividades e poder ver também estampado nos rostos dos meus colegas de farda a eficácia positiva desses momentos de cuidados e interações. A ideia de investir na promoção de atividades físicas entre nós não só melhora nosso desempenho no trabalho, mas também contribui para nossa saúde e bem-estar geral, o que resulta em uma força policial mais eficaz e resiliente”, finaliza a combatente.

Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados