Alagoas
Sururu da Lama promete agitar o sábado de Zé Pereira sem a lama e o Sururu como principais adereços
Blocos Independentes de Maceió se unem no cortejo pelo bairro Lagunar do Bom Parto exigindo Respeito ao Carnaval de Rua.
								No próximo sábado, dia 10 de fevereiro, os foliões maceioenses vão marcar  com as tradições de irreverência! Sátira! O Carnaval de Maceió! O aclamado bloco Sururu na Lama prepara-se para tomar as ruas do bairro do Bom Parto e Brejal em um cortejo festivo. Unindo-se ao Bloco do Bobo, o Sururu na Lama promete uma celebração memorável, começando às 14h.
O Sururu na Lama, conhecido por suas raízes afro e sua energia contagiante, reúne batuqueiros de grupos culturais de Alagoas, produtores e artistas locais. Desde 2016, o bloco se uniu ao tradicional Bloco do Bobo, trazendo ainda mais diversidade e animação às ruas da cidade.
O bloco oferece aos foliões os sabores da culinária afro-indígenas o caldinho de Sururu da Mestra Célia e a fórmula refrescante do Xequete, bebida de matrizes afro alagoana, uma mistura única a base de gengibre com toque pagão da cachaça recriada pelo barman André Moraes.
O Bloco sururu na lama também participará da roda de diálogos que irá debater Memórias Contemporâneas do Carnaval de Rua de Maceió e política de fomento cultural, empregabilidade e desenvolvimento econômico. Um olhar sobre as cadeias produtivas da Cultura  antirracista do Carnaval periferico.
Apesar da empolgação para mais uma edição do carnaval, o Sururu na Lama não deixa de expressar sua posição. Em nota divulgada nas redes sociais, o bloco manifestou seu repúdio à gestão do atual prefeito da capital alagoana, João Henrique Caldas (JHC), acusando-o de práticas patrimonialistas e conservadoras que prejudicam a expressão cultural e artística da cidade.  Ou validamos os nossos, ou ninguém mais faz!
Mesmo diante dos desafios, o Sururu da Lama e o Bloco do Bobo seguem firmes em seu propósito de celebrar a diversidade e a alegria do carnaval alagoano, convidando todos a se unirem nessa festa de cores, ritmos e tradições.
Nota
“O BLOCO SURURU NA LAMA , vem por meio dessa  informar que devido a atual política cultural do prefeito bolsonarista na  cidade de Maceió -AL, o qual vem praticando de forma explícita uma gestão patrimonialista e conservadora contra as expressões  culturais e artísticas  de matrizes  afro-indígenas. Utilizando da velha política de balcão, centralizando entre amigos os recursos que deveriam ser utilizados  de forma democrática e justa para toda cidade celebrar o carnaval. 
O BLOCO  SURURU NA LAMA sempre contribuiu para as festividades carnavalescas celebrando a diversidade e pluralidade cultural da cidade de Maceió.  Contudo informamos  que para nós do BLOCO  SURURU NA  LAMA que comemoramos  10 anos em 2024, o Carnaval assim como a Culturas e Artes que celebramos não são fenômenos sociais  efêmeros!  Vivenciamos um cenário de  retrocesso na política pública cultural e isso torna-se mais  perceptível na proposta de  festividade de carnaval da gestão que vem ignorando procedimentos democráticos, públicos e justos de participação via editais de blocos independentes. 
O BLOCO  SURURU NA LAMA é um coletivo  de trabalhadores das Áreas Técnicas  , Artistas, Percussionistas, Batuqueiros, que celebram a musicalidade dos tambores dos maracatus, e que através de política de editais para blocos independentes utilizou tal recurso para custear a produção e distribuição gratuita do Caldinho de Sururu e o Xequete sabores tradicionais da culinária  de matriz afro-alagoana e da Lagoa Mundaú.
O BLOCO SURURU NA LAMA nasceu para fortalecer o orgulho de nos afirmar enquanto pertencimento e territorialidade e em respeito aos nossos ancestrais que fazem parte da história de resistência carnavalesca de Maceió-AL. Portanto finalizamos essa nota afirmando! Nenhum prefeito ou político  vai silenciar os tambores de Maceió e o Carnaval de Rua da Periferia, pilares da Cultura desta capital. 
Em breve divulgaremos nosso encontro. Viva as expressões culturais de Maceió! Abaixo o elitismo de balcão folclorista da gestão de JHC”.
Assessoria de imprensa Keka Rabelo: (82) 98220-3194/ (82) 98849-2085
SERVIÇO:
Bloco Sururu na Lama
Horário: 14h
Concentração: Quintal Cultural
Mais informações através das redes sociais:
Instagram : @blocosururudalama
Texto produzido por Isadora Ulisses, estudante de Relações Públicas do Bureau de Comunicação Comunitária da UFAL, sob orientação da professora Manuela Callou e Coordenação geral de Keka Rabelo, em parceria do GT Movimento dos Povos das Lagoas
 Bloco Sururu da Lama  Designer Grafico Victor Farias*
Mais lidas
- 
	
		1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
 - 
	
		2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
 - 
	
		3COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca Alagoas amplia cobertura e passa a operar também via parabólica em Banda KU
 - 
	
		4TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado
 - 
	
		5CONCURSO
Paulo Dantas anuncia 11 mil vagas no maior concurso público da história de Alagoas