Alagoas
Detran Alagoas leva 1ª turma de jovens multiplicadores de Educação para o Trânsito à Arena Detranzinho

O
Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) levou a primeira turma de
jovens multiplicadores para a Arena Detranzinho, na segunda-feira (30). A ação
educativa reuniu quarenta estudantes de escolas públicas e privadas de Viçosa,
região da Zona da Mata, que participaram de uma palestra e receberam
orientações sobre as normas adequadas de trânsito. Após as diretrizes, os
adolescentes colocaram em prática tudo que aprenderam ao instruir dez crianças
no circuito da Arena, localizada no prédio-sede do órgão estadual.
.jpeg)
Os jovens repassaram todo o conhecimento aos pequenos, que estavam com bicicletas e devidamente paramentados com os equipamentos de segurança. Os alunos falaram sobre a importância do uso do capacete, orientações para atravessar na faixa de pedestres e também acerca da relevância de respeitar a sinalização. A dinâmica de ensino foi facilitada pela Arena Detranzinho, que conta com minicidade, circuito, placas e faixas. Com o aprendizado, os adolescentes vão atuar como multiplicadores na cidade, promovendo um trânsito mais seguro.
A ação faz parte do projeto de descentralização de educação para o trânsito, na qual os municípios recebem diversas iniciativas para conscientizar sobre condutas corretas no trânsito. Este ano, em Viçosa, os alunos apresentaram um seminário com a temática do trânsito e realizaram uma blitz no município.
.jpeg)
Para Ana Buarque, especialista em trânsito e transporte do Detran, a iniciativa reafirma o compromisso do órgão estadual com a educação para o trânsito. “Os alunos vão exercer a função de multiplicadores em casa, na escola e na cidade. Primeiro, eles assistiram a um filme educativo com direcionamentos sobre segurança no trânsito e depois participaram de uma palestra para serem instruídos e repassar os conhecimentos sobre o que é uma ciclovia, uma ciclofaixa, quais os tipos de cores diferentes que existem nas vias e para que elas servem”, afirmou.
O trabalho cria nos adolescentes uma consciência sobre a conduta correta no trânsito. É o caso de Rafaela Oliveira, da Escola Estadual Joaquim Diegues, que aos 17 anos já pensa em tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). “Agimos como porta-voz para os adultos, que já são condutores e às vezes cometem infrações. No mais, também temos um avanço na nossa vida particular, porque estamos nos preparando para sermos motoristas”, ressaltou.
.jpeg)
Ensinando e aprendendo, os adolescentes vivenciaram um momento lúdico e instrutivo, levando conhecimento para as crianças. Karla Yanne, de 9 anos, aproveitou a manhã para aprender a fazer as curvas de bicicleta na Arena Detranzinho. “A gente tem que usar o capacete e esperar o carro passar, não pode sair andando na faixa sem olhar para os dois lados”, explicou a pequena.
Agendamentos
As instituições de ensino que quiserem agendar um dia na Arena Detranzinho devem entrar em contato com o Detran pelo e-mail: [email protected], ou pelos números: (82)98883-1089 ou (82) 988025052.
.jpeg)
Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca corta contratos e congela novos projetos após disputa judicial com TV Gazeta
-
2CRIME
Duas prisões por crimes de pedofilia chocam Palmeira dos Índios
-
3ARAPIRACA
Prefeitura recupera vias nos bairros Guaribas e Verdes Campos em Arapiraca
-
4DIA INTERNACIONAL DA MULHER
8 de março: policial, mas antes de tudo mulher
-
5MACEIÓ
Rui Palmeira denuncia que aplicação do Banco Master foi feita com consultoria investigada pela PF