Alagoas
Sesau capacita técnicos municipais sobre pé diabético

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) vai capacitar médicos e enfermeiros que atuam na Atenção Básica dos 56 municípios da I Macrorregião de Alagoas sobre o pé diabético. A ação será realizada nesta quinta-feira (26), das 8h30 às 12h, no Sindicato dos Médicos de Alagoas, no Trapiche.
Elaborada pela Gerência de Ações Estratégicas e pela Supervisão de Condições Específicas da Sesau, a capacitação visa assegurar que os profissionais da saúde básica sejam instruídos sobre a identificação de pacientes com o pé diabético.
Ainda durante a capacitação, especialistas irão apontar estratégias que foquem em ações de prevenção ao problema, por meio de iniciativas educativas, associadas ao exame periódico. Isso, porque o pé de uma pessoa que possui diabetes pode sofrer uma série de alterações caso a doença não seja controlada, como o surgimento de infecções ou problemas na circulação.
"Além disso, esses pacientes também podem ter complicações mais comuns, como o surgimento de feridas que não cicatrizam e infecções nos pés. Se o pé diabético não for tratado, pode ser necessário realizar a amputação do membro", conforme ressalta a supervisão de Condições Específicas da Sesau, a assistente social Gláucia Torres.
Para o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, a capacitação dos profissionais é relevante para evitar a amputação, que é o principal problema das pessoas que sofrem com o pé diabético. “Com o treinamento, os profissionais terão as informações necessárias de como fazer uma abordagem especializada, objetivando a prevenção e a restauração funcional dos pés das pessoas com diabetes, evitando complicações que levem o paciente a necessitar de assistência hospitalar de alta complexidade”, explicou o gestor.
Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca corta contratos e congela novos projetos após disputa judicial com TV Gazeta
-
2CRIME
Duas prisões por crimes de pedofilia chocam Palmeira dos Índios
-
3ARAPIRACA
Prefeitura recupera vias nos bairros Guaribas e Verdes Campos em Arapiraca
-
4DIA INTERNACIONAL DA MULHER
8 de março: policial, mas antes de tudo mulher
-
5MACEIÓ
Rui Palmeira denuncia que aplicação do Banco Master foi feita com consultoria investigada pela PF