Alagoas
Uncisal é destaque no Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia

A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) foi
destaque no 31º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e no 12º Congresso
Internacional de Fonoaudiologia, realizados na cidade do Rio de Janeiro, no
período de 3 a 6 de outubro. Professores, estudantes e pesquisadores do
Laboratório de Audição e Tecnologia (Latec/Uncisal) e do Programa de
Pós-Graduação em Fonoaudiologia (PPgFon ) participaram do congresso e
conquistaram o reconhecimento no mais importante evento da área na América
Latina.
Egressa do curso de Fonoaudiologia da Uncisal e mestra pelo PPgFon, Daniele Cavalcante, pesquisadora do Latec/Uncisal, conquistou o prêmio de menção honrosa na área da Audiologia no evento. Ela tem as professora Kelly Andrade e Ilka Soares como orientadora e co-orientadora, respectivamente. O Latec/Uncisal conquistou outro prêmio com a melhor tese da Fonoaudiologia em 2023 sobre “O estudo das funções auditivas centrais por meio do Mismatch Negativity em crianças com transtorno fonológico”, de autoria de Thaís Nobre Uchôa Souza, egressa da Uncisal e atualmente servidora da Uncisal como fonoaudióloga. O professor Pedro de Lemos Menezes foi o orientador do trabalho premiado.
Durante o congresso também foram lançados diversos livros, entre eles o Tratado de Equilíbrio Corporal, que conta com capítulos dos professores Ilka Soares e Pedro de Lemos Menezes, ambos da Uncisal. A obra tem como editores Carlos Kazuo Taguchi, Lilian Ferreira Muniz, Cleiton Carvalho Fortes e Kátia de Freitas Alvarenga, e é uma importante fonte de pesquisa para estudantes e profissionais da área.
Para a professora e vice-reitora da Uncisal, Ilka Soares, o evento teve grande importância por discutir a necessidade de superar as fronteiras entre ciência e a prática, e abordar as mudanças necessárias na área, desde a formação, pesquisa e a atuação profissional. Ela ressaltou ainda o orgulho em ver a Uncisal ganhando destaque em um evento de alto nível através dos seus professores, pesquisadores e egressos. “A fonoaudiologia de Alagoas vem se destacando, sempre ganhando prêmios e representatividade dos nossos professores e egressos nos principais eventos. Isso mostra a excelência do nosso curso”, disse.
Para o professor e pesquisador Pedro de Lemos Menezes, coordenador local do PPgFon, “os investimentos da FAPEAL e do CNPq, bem como as cooperações internacionais e a dedicação da equipe foram fundamentais para aumentar a qualidade dos trabalhos. Os prêmios recebidos no congresso foram o reconhecimento do esforço do grupo, e do trabalho individual dos egressos premiados, e mostram que estamos no caminho certo. Agora vamos colocar novamente os pés no chão e voltar ao trabalho para contribuir cada vez mais para nossa ciência e para nosso povo”.
Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca corta contratos e congela novos projetos após disputa judicial com TV Gazeta
-
2CRIME
Duas prisões por crimes de pedofilia chocam Palmeira dos Índios
-
3ARAPIRACA
Prefeitura recupera vias nos bairros Guaribas e Verdes Campos em Arapiraca
-
4DIA INTERNACIONAL DA MULHER
8 de março: policial, mas antes de tudo mulher
-
5MACEIÓ
Rui Palmeira denuncia que aplicação do Banco Master foi feita com consultoria investigada pela PF