Alagoas
Governo do Estado apresenta programa Alagoas de Ponta a Ponta no Congresso Mundial de Estradas

O Secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), Mosart Amaral, apresentou nesta terça-feira (3), durante o 27º Congresso Mundial de Estradas, a experiência exitosa do programa Alagoas de Ponta a Ponta. O evento, que acontece em Praga, capital da República Tcheca, entre os dias 2 e 6 de outubro, reúne representantes de todo o mundo para discutir questões de mobilidade urbana, administração de rodovias, infraestrutura, sustentabilidade e segurança.
O tema do congresso deste ano é “Praga 2023 – Juntos na estrada novamente”, que faz alusão ao período pandêmico que separou o mundo por um tempo e impediu que as estradas fossem plenamente utilizadas.
Nesta terça-feira (03), ao lado de representantes da Colômbia, Chile, Panamá e Paraguai, o secretário Mosart Amaral participou da mesa de experiências em países da América Latina que abordou projetos pensados para estradas vicinais, ou seja, que não possuem asfalto. Na ocasião, o histórico do programa Alagoas de Ponta a Ponta foi mostrado junto a dados, motivações, objetivos, resultados e previsões.
“É muito importante que nosso programa seja visto por diversos países do mundo, e o trabalho do Governo de Alagoas inspira outras iniciativas, já que o Alagoas de Ponta a Ponta tem mudado a vida de muita gente. A participação em um evento como esse dá a oportunidade para que os profissionais da área observem o serviço que nós conseguimos fazer. Também é interessante para conhecermos novas tecnologias e métodos, que posteriormente podem ser implantados em nosso estado.” disse Mosart Amaral.
Alagoas de Ponta a Ponta
O Alagoas de Ponta a Ponta é o mais recente dos programas da Setrand. Foi lançado em agosto de 2021 e se propõe a implantar pavimentação asfáltica nas estradas de barro que ligam os povoados aos centros urbanos dos municípios. Pavimentadas, as rodovias proporcionam acessibilidade, mobilidade e facilitam a vida dos moradores dessas localidades, que precisam ir para os centros urbanos para trabalhar, estudar, acessar os serviços de saúde e de comércio. O escoamento produtivo também se torna mais ágil, seguro e eficaz.
Em dados, o total gasto do programa desde o surgimento foi de aproximadamente R$ 570 milhões, com extensão prevista de 231 km em asfalto. Ao todo, 36 municípios foram contemplados em Alagoas.
Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca corta contratos e congela novos projetos após disputa judicial com TV Gazeta
-
2CRIME
Duas prisões por crimes de pedofilia chocam Palmeira dos Índios
-
3ARAPIRACA
Prefeitura recupera vias nos bairros Guaribas e Verdes Campos em Arapiraca
-
4DIA INTERNACIONAL DA MULHER
8 de março: policial, mas antes de tudo mulher
-
5MACEIÓ
Rui Palmeira denuncia que aplicação do Banco Master foi feita com consultoria investigada pela PF