Alagoas

Professora da Ufal fará sessão de autógrafo na Bienal Internacional do Livro 2023

Arquiteta e escritora do livro “Para que sua Monografia não vire um Abacaxi”, Eveline Athayde estará no estande do Senac Alagoas neste sábado (19.8).

Lyara Clara 16/08/2023
Professora da Ufal fará sessão de autógrafo na Bienal Internacional do Livro 2023
UFAL - Foto: Arquivo/AL

Eveline Athayde é escritora, professora universitária, arquiteta, urbanista e estará presente na 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas. Publicada pela Editora Senac São Paulo, com o livro “para que a sua Monografia não vire um Abacaxi”, a escritora estará no estande do Senac, às 16h, neste sábado (19.8), para uma sessão de autógrafos.

Visite o estande! A Bienal do Livro de Alagoas 2023 está sendo realizada no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso – no bairro de Jaraguá.

LIVRO


Para concluir um curso de graduação, mestrado ou doutorado, é essencial apresentar uma monografia, mas, como explica Eveline Athayde, essa não é uma tarefa fácil. Com o intuito de compartilhar suas percepções como orientadora de trabalhos de conclusão de curso e sua vivência com outros estudantes no período em que realizou o seu doutorado, a autora destaca, nesta publicação, os problemas mais recorrentes dessa fase e as formas de superá-los. Para tanto, propõe reflexões sobre como escolher melhor um tema de estudo e orientador, como tornar a leitura do seu texto mais interessante, como se organizar e antever problemas na produção do trabalho, e como conciliar vida acadêmica e pessoal, reforçando a importância do autoconhecimento e da flexibilidade na tomada de decisões. Para complementar, um apêndice no fim do livro traz a estrutura ABNT de um trabalho acadêmico e um checklist com as tarefas principais a serem cumpridas ao longo do projeto.

Este lançamento do Senac São Paulo é dirigido a estudantes que estejam redigindo suas monografias, servindo como ferramenta de apoio para um bom planejamento e resolução de impasses típicos dessa etapa.

Sobre a Bienal


A 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas é uma realização da Universidade Federal de Alagoas e do Governo de Alagoas, com apoio da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) e Sebrae. Sob a coordenação da professora Sheila Maluf, o evento tem ainda apoio do Sesc, Natura e Instituto Natura, Hotel Ponta Verde, Empresa Junior de Arquitetura e Engenharia Civil (Ejec) e outras instituições.