Alagoas
Estudante arapiraquense lança Manual dos Juizados Cíveis para dirimir dúvidas sobre atos processuais

Foram necessários 20 dias para que Isadora Alves dos Santos, 22, redigisse o Manual Simplificado do Juizado Especial Cível, uma obra elaborada para facilitar o trabalho dos estagiários nos escritórios jurídicos, bem como para os novos advogados. “A iniciativa surgiu a partir da minha constatação de determinadas dúvidas sobre alguns atos processuais no Juizado. Durante o período do estágio, fui observando certas dificuldades não só dos advogados, mas das pessoas que buscam iniciar um processo através das queixas”, relata a estudante do 10º período da Faculdade de Direito do Cesmac do Agreste que, há quase dois anos, é estagiária no 2º Juizado Especial Cível de Arapiraca.
O material possui 26 páginas, apresentando o conteúdo de uma forma ordenada condizente com os atos processuais do Juizado Especial Cível. “O que se busca com o Manual é trazer a realidade de que a justiça é para todos, de forma mais rápida e gratuita”.
O Manual Simplificado do Juizado Especial Cível será enviado oficialmente para o Tribunal de Justiça de Alagoas no próximo dia 4. “A partir daí esperamos a divulgação nas mídias oficiais do Tribunal, bem como a adoção da prática pelos demais Juizados Cíveis de Alagoas”, reforça Isadora. “Ao ler o Manual, o público vai se deparar com dicas que vão desde o protocolo de um processo até o último ato processual, que é o arquivamento. Expus, também, de uma forma esquematizada o passo a passo do processo, seja para o advogado, para quem está sem representação ou para aqueles que são assistidos pela Defensoria Pública”, completa.
“Já disponibilizamos o material para a população, realizando a divulgação através das redes sociais, na sede do Juizado e além de ter sido feita a divulgação nos quadros da subseção da OAB de Arapiraca, através do presidente, Daniel Fernandes”, finaliza.

Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca corta contratos e congela novos projetos após disputa judicial com TV Gazeta
-
2CRIME
Duas prisões por crimes de pedofilia chocam Palmeira dos Índios
-
3ARAPIRACA
Prefeitura recupera vias nos bairros Guaribas e Verdes Campos em Arapiraca
-
4DIA INTERNACIONAL DA MULHER
8 de março: policial, mas antes de tudo mulher
-
5MACEIÓ
Rui Palmeira denuncia que aplicação do Banco Master foi feita com consultoria investigada pela PF