Alagoas

Seduc intensifica programação de aulões para o Enem na rede estadual

Primeiro preparatório aconteceu em Penedo, e o próximo será no dia 31, em Maceió; escolas também se organizam internamente

Ana Paula Lins 30/07/2023
Seduc intensifica programação de aulões para o Enem na rede estadual
Aulão para o ENEM - Foto: Thiago Ataíde / Ascom Seduc

Após empreender uma intensa mobilização para incentivar os estudantes da rede estadual a participarem do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – e obter o quantitativo de 22.854 inscritos –, a Secretaria de Estado da Educação vai intensificar a programação dos aulões preparatórios do programa Foca no Enem. O primeiro aconteceu no último dia 21, em Penedo, e o próximo será em Maceió, no dia 31.

“Fazer um curso superior vale muito a pena, e, por isso, estamos dando todo o apoio necessário para que nossos estudantes tenham um bom desempenho na prova do Enem”, destaca o secretário de Estado da Educação, Marcius Beltrão.

Após o aulão realizado em Penedo, o próximo preparatório será realizado na capital, na próxima segunda-feira (31), no Ginásio Lauthenay Perdigão, no Trapiche, com a presença de 2.400 estudantes da rede estadual de Maceió, Marechal Deodoro e Paripueira.

“Além dos encontros presenciais, teremos, a partir de agosto, aulões online transmitidos pelo canal da Seduc no Youtube. A ideia é revisar conteúdos e complementar a preparação que já é feita nas escolas, aproveitando também para mobilizar os estudantes para a prova”, adianta a gerente especial para Exames do Ensino Médio, Danielly Verçosa, acrescentando que, no início do ano, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) distribuiu material do programa Foca no Enem para as escolas. “Entregamos 10 kits por turmas”, recorda.





Em Penedo, 350 estudantes no aulão

Aproximadamente 350 estudantes das escolas estaduais Comendador José da Silva Peixoto, Ernani Méro, Gabino Besouro e João Valeriano da Silva participaram do primeiro aulão do Foca no Enem, em Penedo. Na ocasião, além das aulas de história, física e matemática, houve sorteio de brindes aos estudantes e premiação das escolas com maior engajamento online na divulgação do Enem e com maior quantitativo de inscritos.

Edna e Lindamy estiveram entre os participantes. Alunas da Escola Estadual Comendador José da Silva Peixoto, elas cursam a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e são oriundas do programa Vem Que Dá Tempo – iniciativa da Seduc que resgata jovens e adultos que estavam fora da escola, auxiliando-os na retomada dos estudos.

“Parei de estudar há 25 anos, quando ainda estava no 7º ano. Recentemente, fiz o Vem Que Dá Tempo, passei e, hoje, estou prestes a concluir a EJA. E vou fazer o Enem. Por isso, fiz questão de vir ao aulão. Lá em casa, tenho apoio de toda a minha família. Estão todos muito felizes”, garante Lindamy.

“Eu abandonei a escola há 30 anos, ainda no 6º ano, e também resolvi voltar. Não há limite ou idade para estudar e, por isso, decidi encarar o desafio do Enem”, conta Edna.

Na 9ª Gerência Especial de Educação (GEE) -, que abrange Penedo e municípios vizinhos -, são 1.316 alunos inscritos no Enem, o que representa mais de 78% dos estudantes concluintes das 12 escolas de ensino médio que compõem a regional e que estão distribuídas em sete municípios: Penedo, Igreja Nova, Porto Real do Colégio, Piaçabuçu, Feliz Deserto, São Braz e Olho d’Água Grande. “Das nossas 12 escolas de ensino médio, pelo menos a metade teve 100% de seus alunos de 3ª série inscritos no Enem”, revela o gerente Jorge Luiz Santos.

Escolas reforçam preparação de alunos


Além da programação elaborada pela Seduc, as escolas estaduais também se organizam internamente para preparar seus estudantes para o Enem. É o caso da Escola Estadual Princesa Isabel, no Cepa, que, todas as sextas-feiras, promove ações voltadas ao exame. “Nossos professores já trabalham o Enem em suas aulas, mas, agora, vamos intensificar os aulões e os simulados, sem esquecer o apoio emocional aos nossos estudantes. Para isso, fizemos uma parceria com uma psicóloga amiga da escola para fazer esse atendimento e dar um suporte para os alunos”, afirma a diretora Joseane Martins.

A coordenadora pedagógica Janaína Oliveira, por sua vez, lembra que a escola teve 100% de seus alunos concluintes inscritos no Enem. “Foram 105 estudantes das nossas três turmas de 3ª série do médio inscritos no exame. Esses jovens terão todo o apoio pedagógico e emocional para o dia da prova”, assegura.

No último dia 14, inclusive, a escola fez uma parceria com o Clube do Fera para uma aula de ciências humanas e redação. Com larga experiência no preparo de estudantes para a redação, o professor Thalles Barros deu dicas para o dia da prova. “É preciso dominar a parte estrutural e a gramática, mas também estar atualizado com o que se passa no mundo. Para isso, basta acompanhar telejornais, podcasts e desenvolver seu senso crítico. Nos últimos anos, o tema da redação sempre esteve relacionado a algum fato ocorrido entre o segundo semestre do ano anterior e o primeiro semestre do ano atual”, alerta Thalles.

E o aulão contou ainda com um trote, momento em que os alunos se vestiram como personagens do filme “O Poderoso Chefão”, de Francis Ford Coppola. Caracterizado como Vito Corleone, o estudante Gustavo da Mata aprovou a iniciativa. “Além da diversão que é assistir ao filme, também aprendemos muito sobre a história recente”, relata o jovem, que concorre a uma vaga no curso de Educação Física da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). “Os aulões são um investimento em nosso futuro”, reforça.



Em Alagoas, inscrições no Enem aumentam 32% em relação a 2022

Segundo dados do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em Alagoas, 82.762 candidatos estão oficialmente inscritos no exame, o que significa um aumento de 32% em comparação com o ano de 2022 – quando 62.723 pessoas se inscreveram. No intervalo de um ano, foram 20 mil candidatos a mais.

Entre os municípios com maior quantitativo de inscritos estão Maceió, com 30.895 candidatos; Arapiraca, com 11.929; Palmeira dos Índios, com 3559; União dos Palmares, com 3307; e Rio Largo, com 2883.

No que concerne ao perfil dos candidatos alagoanos, 61% são do sexo feminino (50.435 participantes); 68,5% são autodeclarados pardos ou pretos (56.770 participantes); e 51,4% já concluíram o ensino médio (42.565 participantes). Os que estão cursando a última série do ensino médio totalizam 29.422 candidatos (35,5% dos inscritos), enquanto os treineiros – candidatos que não terminarão o ensino médio em 2023 – somam 10.558 candidatos (cerca de 13% do total).