Alagoas
Metas de Segurança do Paciente são ensinadas de forma lúdica aos servidores do HGE
Atividade é realizada em alusão a data de aniversário do Programa Nacional, criado em 1º de abril de 2013
Os profissionais do Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, levam a sério a prevenção de lesões e danos ao doente durante o período de internação. Prova disso é que, mais uma vez, o seu Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) realiza, ao longo deste mês, uma atividade lúdica que objetiva lembrar as seis metas internacionais imprescindíveis para a segurança do paciente.
Identificar perfeitamente o paciente, melhorar a comunicação entre os profissionais, administrar corretamente os medicamentos, realizar a cirurgia em local indicado, higienizar as mãos e reduzir o risco de quedas e úlceras por pressão. Essas metas seguidas pelas equipes multidisciplinares evitam o prolongamento do tempo de internação e o agravamento do quadro clínico do paciente.
“Nós montamos um jogo para conversarmos com os servidores sobre as seis metas de Segurança do Paciente. O objetivo maior é fazer com que todos entendam cada uma delas e auxiliem na sua implantação e implementação. Também atuamos para que cada servidor possa ter conhecimento sobre o assunto, disseminando a cultura de segurança do paciente na instituição”, afirmou a médica Virgínia Sarmento.
Jogo
A ação lúdica consiste em um tabuleiro humano, onde o profissional responde perguntas e vence quem alcançar primeiro o último estágio. A atividade está percorrendo o HGE ao longo deste mês, visitando vários setores e abordando todos os profissionais da assistência.
Para a enfermeira Cleide Abreu, essa estratégia gera curiosidade, alivia o estresse e ainda contribui com a integração entre os profissionais. “São alternativas que vamos encontrando para sensibilizar as pessoas para a adoção de hábitos que chegam a parecer óbvios, mas que, por vezes, não são praticados. Segundo a OMS [Organização Mundial da Saúde], um a cada quatro pacientes internados está sujeito a sofrer um evento adverso. Portanto, implantar protocolos, ter uma comunicação efetiva e trabalhar com as melhores práticas para reduzir as chances de ocorrer um agravo é uma iniciativa fundamental”, enfatiza a enfermeira.
O Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) foi criado em 1º de abril de 2013 com o objetivo geral de alertar pacientes, profissionais de saúde e gestores governamentais para os cuidados que se deve ter dentro dos serviços de saúde. O foco é fomentar a conscientização, reforçando e tornando a cultura de segurança do paciente palpável.
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