Alagoas
Criadores e especialistas debatem desafios da carcinicultura no Agreste
Com o tema "Conservar, Produzir e Inovar”, seminário aborda futuro da criação de camarão
O 2º Seminário de Carcinicultura do Agreste Alagoano aberto ontem (29), continua hoje (30), e amanhã (31), no Teatro Hermeto Pascoal, no Sesc. O evento é fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Arapiraca e o Sebrae de Alagoas, com o objetivo de discutir o futuro da criação de camarões na região, que registra crescimento considerável nos últimos anos.
Para o diretor-técnico do Sebrae, Keylle Lima, que participou das atividades de campo no primeiro dia do evento, a carcinicultura é uma importante alternativa para geração de emprego e renda em Alagoas. “Como todo segmento econômico, ainda existem desafios que devemos enfrentar, mas as oportunidades são muito maiores”, destaca.
A instituição apoia vários produtores, principalmente na obtenção do Licenciamento Ambiental. Segundo Clebson Moreira, analista da Agência de Arapiraca, o Sebrae também fornece toda orientação para a melhoria dos processos de cultivo, por meio de consultorias subsidiadas que chegam a cobrir até 70% dos custos”, afirma.
O Sebrae ainda atua em parceria com outras entidades na promoção de seminários, palestras, missões e participações em feiras e eventos que discutem a modernização e os avanços tecnológicos do setor.
Programação
A programação do seminário, que tem como tema “Conservar, Produzir e Inovar com Sustentabilidade”, segue com uma série de palestras sobre os desafios do setor. A primeira palestra do segundo dia (30), começa às 13h30, sobre a “Contribuição do Governo Federal, através da Secretaria Nacional de Aquicultura, para os setores da Carcinicultura”, que será apresentada por Francisco Everardo da Silva, do Departamento de Desenvolvimento e Inovação da Secretaria Nacional de Aquicultura.
A partir das 14h, é a vez do presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Camarão, Itamar de Paiva Rocha, falar sobre “Carcinicultura Brasileira: Situação Atual de Mercado e Produção, Desafios, Avanços e Perspectivas”. O “Panorama atual da Carcinicultura do estado de Alagoas” é o tema da palestra do presidente da Associação dos Criadores de Camarão de Alagoas, Iury Amorim.
“Ações da Prefeitura para o Desenvolvimento da Carcinicultura em Arapiraca” serão pontuadas por Iomar Santos Pereira, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, na apresentação marcada para 15h. Em seguida, às 16h, um representante do Banco do Nordeste vai falar sobre o apoio financeiro da instituição para a carcinicultura de Alagoas.
O segundo dia do seminário termina com as palestras “A Importância do Licenciamento Ambiental referente à Aquicultura na região de Arapiraca”, por Ivonildo João da Silva, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, às 16h30; e “Outorga dos direitos de uso de recursos hídricos para fins de Aquicultura”, que será apresentada por um representante da Semarh, às 17h.
O terceiro e último dia de evento começa com uma palestra sobre o Programa ALI Rural, que terá à frente a analista do Sebrae Alagoas, Jacqueliny Martins, às 8h30. A sócia-diretora da empresa Aquatec, Ana Carolina Guerrelhas, vai falar sobre a preparação para recebimento de pós-larvas (planejamento, embalagem e aclimatação), às 9h15.
A programação pela manhã segue com uma palestra da doutora em Aquicultura Suzianny Maria da Silva, que vai falar sobre “Doenças IMNV e WSSV em Litopenaeus vannamei: o que sabemos e o que podemos fazer para seu controle”, às 10h10. Já o doutor em Aquicultura Luiz Otávio Brito vai conduzir uma palestra sobre “Sistema Simbiótico: Benefícios e Desafios para Implementação na Carcinicultura”, às 11h.
A programação segue à tarde, com o consultor técnico da empresa ADM, Alberto Nunes, falando ao público sobre “Nutrição e alimentação de camarão marinho da espécie Litopenaeus vannamei”, às 13h45. As boas práticas de manejo no cultivo do Camarão Litopenaeus vannamei é o foco da apresentação de Clélio Sandoval da Fonseca, consultor técnico da MCR/PB, marcada para às 14h30.
O apoio à pesquisa como ferramenta para o desenvolvimento sustentável da carcinicultura vai pautar os debates da palestra de Petrônio Coelho Filho, professor da Ufal (campus Penedo), às 15h30. E as compras governamentais como solução de mercado para o camarão, com foco na inclusão do camarão na alimentação escolar, será a palestra que encerra o evento, sob a apresentação do secretário de Desenvolvimento Econômico de Indiaroba (SE), Bruno Lessa Pereira.

Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
4INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
5TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado