Alagoas
Primeira edição da Mostra Curta Pilar é encerrada com agradecimentos e comemorações
Evento estimulou a valorização da história do Cine Pilarense e a cultura do cinema no município
A 1ª Mostra de Cinema de Pilar teve seu terceiro e último dia sob os agradecimentos e comemorações, neste sábado (25), no Cine Pilarense. Mais uma vez as cadeiras do patrimônio histórico e cultural da cidade ficaram totalmente ocupadas de sorrisos, afetos e memória, visíveis nos olhos de cada morador e estudante do município. Havia também pessoas de Taquarana, Maceió, União dos Palmares e Arapiraca.
O momento de fala ficou por conta de Alex Zampielly, idealizador e realizador da mostra, que se emocionou ao discursar sobre a criação do projeto e a concretização do evento em uma cidade que respira cinema.
Após os agradecimentos de Zampielly, foram chamados ao palco os realizadores dos filmes que estavam presentes no local. Nilton Resende, diretor do filme "A Barca" e Wagno Godez, do curta "Besta Fera". Ambos agradeceram o convite e falaram um pouco sobre o processo de cada trabalho.
Em seguida, os realizadores receberam troféus de participação assinados pelo artista plástico Jackson Lima, que fez a arte com maestria. No troféu há uma escultura de um bagre, espécie de peixe que é considerado o selo de Pilar, já que a cidade é nomeada a "terra do bagre".
Além dos dois curtas, também foram exibidos "Tambor ou Bola", de Sérgio Onofre e o "Infantaria", de Laís Santos Araújo.
Depois da exibição dos curtas, foram convidados a subirem ao palco os oficineiros da mostra, Nivaldo Vasconcelos e Amanda Duarte. Os dois contaram que ficaram felizes em ter contribuído para a realização das oficinas e em conhecer um pouco mais a cultura da cidade. Os alunos das oficinas também foram até o palco e agradeceram o empenho da organização da mostra em trazer ações formativas na área do cinema.
Encerrando o evento, foi exibido o trabalho audiovisual criado pelos alunos e gravados por eles mesmos durante as oficinas. O curta foi a atividade final da oficina ministrada por Amanda, "Produção: Filmando com o Celular".
A mostra teve o incentivo financeiro da Lei Aldir Blanc, com repasse da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult-AL), o apoio da Prefeitura de Pilar, da Secretaria de Educação e Cultura de Pilar, do Cine Pilarense, da Auá Produções e da InReais Filmes e Produções.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
4INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
5TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado