Alagoas
Jovens oriundos da rede estadual falam da emoção de garantir vaga no ensino superior
Estudantes destacam importância da escola e professores na aprovação no Enem e aconselham outros jovens a acreditar nos sonhos
O fim do ensino médio representa um momento divisor na vida de um jovem: é chegada a hora de encarar a vida adulta. E, a partir de agora, restam dois caminhos: o mercado de trabalho ou a universidade. Na rede estadual, quem optou por dar continuidade aos seus estudos recebeu todo o apoio das escolas e da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Nesta reportagem, conheceremos algumas dessas histórias vitoriosas.
Mudança de vida
“Estar cursando Medicina é viver um sonho diariamente de olhos abertos. Todos os dias eu acordo com um sentimento de felicidade e gratidão a Deus. Tudo o que fiz foi pelos meus pais e meus avós, e vê-los realizados comigo é gratificante”. O depoimento emocionado de Carlos Henrique Wanderley é consequência da aprovação no curso de Medicina da UNIT. Uma conquista que é fruto de seu esforço e do apoio de sua família e dos professores da Escola Estadual Moreira e Silva, onde concluiu o ensino médio.
Num exercício de gratidão, Carlos, que tirou nota 980 na redação, fez questão de voltar à escola para rever seus professores e conversar com os estudantes que farão o Enem este ano. “A escola proporcionou materiais de qualidade e conta com excelentes professores. Para quem fará o Enem este ano, minha dica é acreditar no seu sonho, mas também se dedicar. É uma trajetória que demanda abdicação, mas que, no final, valerá a pena. Tenho certeza de que muitos outros alunos do CEPA serão vitoriosos e me coloco a disposição para ajudá-los”, declarou Carlos.
Ele cita, entre os materiais que o ajudaram na preparação, a qualidade dos kits do Foca no Enem distribuídos pela Seduc em 2022. “É um material completo e com questões totalmente direcionadas para o vestibular”, complementou.
Para Ely Quintella, diretora do Moreira e Silva, a visita de Carlos Henrique à escola é um estímulo para os estudantes que farão o Enem este ano. “Vendo a sua vitória, eles percebem que o acesso ao ensino superior não é um sonho distante. Na nossa escola, temos uma equipe de professores extremamente qualificada e que, com muito carinho, compromisso e profissionalismo, faz a diferença na vida de nossos alunos”, afirmou a gestora.
Em família
O desejo de ajudar ao próximo foi o que influenciou Isaac Charles Ferreira da Silva a querer cursar Direito. E logo na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) da Universidade Federal Alagoas (UFAL), o aluno da Escola Estadual Professora Gilvana Ataíde Cavalcante Cabral, na parte alta de Maceió, garantiu sua vaga no quarto curso mais concorrido da instituição federal. “Nasci e cresci em uma comunidade vulnerável e isso me impulsionou a escolher Direito, pois sempre quis ajudar as pessoas; a minha família. Estou muito feliz com a aprovação”, contou.
Segundo o Isaac, a escola teve um papel fundamental na conquista. “Estudei no Gilvana Ataíde todo o ensino fundamental e médio e aqui sempre me senti muito acolhido, desde os professores, equipe gestora e meus colegas. Temos o ensino integral que, no início, achei difícil, mas hoje vejo como foi importante para que eu aprendesse ainda mais”, avaliou o jovem. Seus pais, por sinal, também estudam na escola no turno noturno, no programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A diretora da instituição, Gedilse Araújo, celebra a conquista e o poder de superação de Isaac. “Ele é o exemplo de que, com foco e determinação, todos podem alcançar os seus sonhos. O ensino integral oferece diversas atividades que fortalecem o aprendizado do nosso estudante, a exemplo de disciplinas eletivas e Estudos Orientados. A conquista do Isaac nos mostra que, com foco e determinação e aproveitando as oportunidades que a escola oferece, nada é impossível para nosso estudante”, frisou Gedilse.
Bolsa no Prouni
A nota do Enem também pode ser usada para conquistar uma bolsa do Programa de Acesso ao Ensino Superior (Prouni) em uma instituição privada. Esta foi a escolha de Alane Gonçalves, que concluiu o ensino médio na Escola Estadual Pedro Teixeira, no bairro do Feitosa, em Maceió. Graças a sua pontuação no exame, a garota ficou em 1º lugar na disputa por bolsas para o curso de Direito da Faculdade Estácio.
“Alcançar este resultado foi a realização de um sonho e obter o 1º lugar foi uma benção”, disse a jovem. Alane agradece o apoio de todos os professores que lhe ajudaram e dá uma dica para os jovens que ainda estão em dúvida sobre se inscrever ou não no Enem. “Meu conselho é que faça sim. O exame pode mudar a sua vida e realizar sonhos, assim como aconteceu comigo. E, mesmo em meio às dificuldades, nunca desista”, aconselhou a jovem.
Diretora da Pedro Teixeira, Sirleide Dantas destaca as múltiplas possibilidades que o Enem oferece ao estudante da escola pública. “A nota do Enem é porta de entrada para diversos benefícios ofertados pelo Governo Federal, a exemplo do Prouni e do FIES, que possibilitam ao jovem da rede pública ingressar em uma instituição de ensino privado com as despesas pagas. Por isso vamos fortalecer a mobilização e a conscientização de nossos estudantes em 2023 para que, dessa forma, consigamos aumentar o número de inscrições no exame”, avisou a gestora.
Apoio e resultados
Em Arapiraca, o Colégio Tiradentes, da Polícia Militar (Unidade – Agreste) tem muito a comemorar: já são quase 30 alunos da turma de concluintes de 2022 aprovados em alguma faculdade/universidade. Quando somados os concluintes de outros anos – incluindo quatro alunos das turmas de 2020 e 2021 que obtiveram a sonhada aprovação em Medicina na UFAL – o número é ainda maior.
A estudante Sandriely Vieira é uma das concluintes de 2022 e garantiu sua vaga no curso de Psicologia - o terceiro mais concorrido da UFAL - ainda na primeira lista de chamada do Sistema de Seleção Unificado (Sisu). “O CPM teve um papel essencial para mim, pois forneceu muitas ferramentas para que eu me preparasse para a prova, dentre os quais o kit do Foca no Enem, onde tínhamos cadernos com questões de edições passadas do exame e que antecipavam o que veríamos na prova. Eu me sinto realizada pela aprovação e sei que esta é a primeira de muitas conquistas que virão”, previu a garota.
Para o Major Marcelo de Macedo, vice-diretor militar do CPM, os resultados atestam a qualidade de ensino da instituição. “Tivemos alunos aprovados nas mais diversas áreas, resultados excelentes e que refletem o trabalho realizado em nossa escola”, celebrou. Tatiana Lessa, diretora-pedagógica da unidade Arapiraca, lembra que boa parte desses alunos chegou à escola no 7º ano. “Basicamente, eles tiveram uma boa parte de sua formação educacional conosco. Hoje somos uma das escolas com mais aprovados no Enem em Arapiraca e isso é motivo de muito orgulho”, comemorou.
Planos para 2023
Danielly Verçosa, gerente especial para Exames do Ensino Médio da Seduc, comemora os resultados conquistados pelos estudantes da rede e adianta que, em 2023, a meta é aumentar o número de aprovados.
“Em 2022, distribuímos 33 mil kits do Foca no Enem para as escolas da rede estadual, além de promover aulões presenciais e online e orientar as escolas para a mobilização dos estudantes. O resultado não poderia ser melhor e tivemos muitos alunos com notas acima de 900 na redação, que é uma das provas mais importantes para a média final do Enem. Para 2023, já iniciamos o planejamento das ações e a meta é atendermos o maior número possível de alunos e aumentarmos as aprovações”, antecipou Danielly.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
4INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
5TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado