Alagoas
Após estudo técnico, SMTT apresenta ações para o Vera Arruda
As propostas para melhorias no tráfego no Corredor Vera Arruda, em Maceió, foram apresentadas à imprensa, na manhã desta quinta-feira, 23, pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT). Elas incluem a implantação de uma travessia elevada, com fluxo específico de horários para veículos e instalação de dispositivos de segurança e monitoramento, como os pistões hidráulicos, por exemplo.
As propostas se baseiam em um estudo prévio e técnico da mobilidade da cidade. Na Jatiúca, onde está situado o Vera Arruda, com extensão de 1,2 km, o levantamento aponta uma malha viária simples voltada para a habitação horizontal, ruas estreitas e sem saídas, vias desconexas entre si, verticalização das moradias, além de crescimento de estabelecimentos comerciais, empresariais, médicos e escolas.
A Superintendência prevê a instalação de uma travessia elevada, entre os giradores do corredor. A ideia é abrir apenas duas vias, das 15 existentes na área, para o tráfego de veículos motorizados. Nestes pontos, seriam implantadas quatro passagens elevadas, com 336m², o que representaria 0,80% da área de convívio do corredor (menos de 1%, como os técnicos destacaram).
O tráfego de veículos ocorreria das 7h às 19h, em dias úteis, com a utilização de semáforos que ficarão na cor verde durante todo período. E estaria proibido aos sábados, domingos e feriados, assim como nos dias úteis, das 19h às 7h.
Para vigiar este fluxo no local, a SMTT utilizará pistões hidráulicos (para serem utilizados nas passagens elevadas), além de câmeras com sistema OCR (tecnologia que converte diversos documentos, como papéis escaneados, arquivos em PDF e imagens capturadas com câmera digital, como placas de veículos, em dados possíveis de serem pesquisados e editados) e semáforos.
Outra ideia é criar rotas Norte/Sul e Sul Norte a partir da intervenção proposta. Seriam conexões da Rua Carlos Gomes da Silva com Rua Olinda Campos Teixeira, Rua Raphael Perreli com Rua Dra. Rosa Cabús, Rua Industrial José Otávio Moreira com Rua Cônego Antônio Firmino Vasconcelos e Rua Gen. Newton de Andrade Cavalcante.
Após a implantação da passagem elevada, deverá haver uma redução do volume de veículos nos corredores de transporte em até 50%. No horário de pico, cerca de 3 mil veículos passam pela Avenida Álvaro Otacílio. Se a mudança for implementada, o fluxo pode cair pela metade.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
4INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
5TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado