Alagoas
Reeducandos iniciam cursos de mecânico, eletricista, massagista e outras formações

A Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris), por meio da polícia penal, iniciou, na segunda-feira (13), uma série de cursos de qualificação para os reeducandos no sistema prisional alagoano, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
No total, 100 custodiados serão qualificados nesta etapa. Após a conclusão, eles terão uma nova profissão e maiores chances de serem reinseridos no mercado de trabalho, após o cumprimento da pena.
Entre os cursos ofertados estão Pedreiro de Alvenaria, Eletricista, Mecânico de Refrigeração, Massagista e Pintor de obras. As qualificações acontecem de segunda a sexta-feira, nos horários da manhã e tarde, com carga horária de 250 horas.

As aulas dos cursos do Pronatec fazem parte da parceria entre a Secretaria de Educação (Seduc) e Seris, por meio do trabalho dos policiais penais, que atuam desde a gestão e organização dos cursos, até a efetiva realização das qualificações, que, desta vez, contemplaram os reeducandos das unidades prisionais masculinas Baldomero Cavalcanti, Cyridião Durval, Núcleo Ressocializador da Capital, Presídio do Agreste e presídio feminino Santa Luzia.
Segundo a policial penal e coordenadora do Pronatec da Seris, Walleska Batista, os cursos buscam garantir oportunidades de reinserção social para os custodiados alagoanos.
“Por meio dos cursos ofertados, além de garantir a remição da pena, os participantes recebem uma bolsa de estudos e a oportunidade de atuar dentro do próprio sistema prisional, na área de manutenção das unidades. A qualificação garante também que, após o cumprimento da pena, eles tenham uma nova formação profissional, garantindo a reinserção no mercado de trabalho”, concluiu a coordenadora.
Além dos cursos ofertados, o trabalho desenvolvido pela área de educação do sistema prisional alagoano já formou profissionais nas áreas de pedreiro de alvenaria, técnico em refrigeração, massagistas, maquiadoras, entre outros cursos profissionalizantes.
.jpg)
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
4INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
5TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado