Alagoas
Seplag-AL reúne gestores de Recursos Humanos para apresentar reestruturação de carreiras

Foto: Vitória Patriota/ Ascom Seplag
A Secretaria de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag-AL) por meio da Superintendência de Política de Recursos Humanos reuniu, nesta terça-feira (01), gestores de Valorização de Pessoas do Estado para apresentar a Cartilha da Avaliação de Desempenho e do Programa de Qualificação, material importante para o entendimento da progressão de carreiras reestruturadas nos anos de 2021 e 2022.
O documento foi elaborado de acordo com a Instrução Normativa (IN), de número 05/2022, e traz orientações que serão utilizadas de maneira provisória até o próximo ciclo avaliativo do ano de 2023.
“Nós nos empenhamos em transformar todas as informações contidas na Instrução Normativa em uma cartilha didática que facilitasse a compreensão e a aplicação das normas pelos gestores”, frisou a Secretária de Planejamento, Gestão e Patrimônio, Renata dos Santos.
A Avaliação de Desempenho da Instrução Normativa mostra quem são os servidores avaliados, de que forma será feita a avaliação e quais os envolvidos no processo. Entre alguns dos critérios avaliativos que constam no documento, estão: qualidade do trabalho, presteza, assiduidade, administração de tempo e capacidade de trabalho em equipe.
Já o Plano de Qualificação é regido por três eixos de desenvolvimento: essencial, comportamental, e de gestão e/ou técnico. O servidor pode, por exemplo, se aperfeiçoar com capacitações não necessariamente voltadas de maneira direta ao cargo que ocupa, mas que vão fazer diferença nas atribuições de suas funções.
“Tanto a Avaliação de Desempenho como o Programa de Qualificação foram cuidadosamente pensados, inclusive seguindo algumas referências nacionais, com o objetivo principal de dar diretrizes aos gestores e servidores públicos, gerando fortalecimento para a Administração Pública”, destacou a Secretária de Gestão e Patrimônio, Vivianne Tenório.
A Superintendente de Política de Recursos Humanos da Seplag, Tatiane Lavarini, ressaltou a importância de apresentar a cartilha aos gestores de Recursos Humanos do Estado.
“Apresentar esse documento é necessário para esclarecer todas as dúvidas e orientar da melhor forma os gestores de Valorização de Pessoas aqui do estado, principalmente porque é um instrumento novo para todo mundo. Nosso objetivo aqui como órgão central de gestão de pessoas é oferecer o suporte necessário para todos os RHs”.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
3VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
4INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
5ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército