Vida Esportiva

Mourinho desistiu de substituir Ferguson no Manchester United após ligação emocionada

Técnico português revela que chegou a aceitar comando do clube inglês em 2013, mas mudou de ideia para retornar ao Chelsea

Agência O Globo - 10/08/2026
Mourinho desistiu de substituir Ferguson no Manchester United após ligação emocionada
José Mourinho - Foto: Reprodução / Instagram

Um dos maiores “e se?” da história recente do Manchester United ganhou uma resposta definitiva 13 anos depois. José Mourinho revelou que chegou a acertar para substituir Alex Ferguson no comando do clube em 2013, mas desistiu do negócio horas depois para retornar ao Chelsea. Segundo o lendário treinador escocês, o português comunicou a decisão durante uma ligação telefônica aos prantos.

A revelação faz parte de uma nova série documental sobre a carreira de Mourinho, que estreia na Netflix nesta terça-feira (11). O português confirmou que, ao deixar o Real Madrid, tinha acertado sua transferência para Old Trafford.

— Quando deixei o Real Madrid, assinei para ir ao Manchester United depois de Sir Alex — revelou Mourinho.

Ferguson, que encerrava naquele momento uma trajetória de 26 anos à frente do United, confirmou a versão e contou detalhes das conversas.

— Sentei com ele e expliquei a situação. Pelo que eu entendia, ele havia aceitado. E então, em questão de horas, tudo mudou.

A reviravolta aconteceu porque Mourinho já havia dado sua palavra ao Chelsea de que retornaria a Stamford Bridge. O português havia comandado os Blues entre 2004 e 2007 e conquistado duas vezes a Premier League durante a primeira passagem.

Ferguson contou que recebeu uma ligação de Mourinho durante a noite.

— Uma noite, ele me telefonou chorando e disse: “Alex, não consigo. Dei minha palavra ao Chelsea e não vou quebrá-la”.

O escocês admitiu ter ficado frustrado com a decisão.

— Eu conseguia entender o motivo que ele me deu, mas fiquei decepcionado.

O relato altera a perspectiva sobre uma das sucessões mais discutidas da história da Premier League. Na época, Ferguson indicou David Moyes, então treinador do Everton, para assumir seu lugar. O escocês ganhou o apelido de “The Chosen One” (“O Escolhido”), expressão que chegou a aparecer em uma faixa nas arquibancadas de Old Trafford.

Moyes, porém, permaneceu apenas dez meses no cargo antes de ser demitido.